A vacinação de crianças sem comorbidades contra a covid-19 teve início nesta terça-feira (25), em Araraquara. O início dessa etapa foi marcado por filas em todos os postos destinados à aplicação de doses da coronavac e da Pfzer no público entre 5 e 11 anos. Desde o início da manhã, no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), órgão estadual, uma enorme fila de pais, mães, crianças e responsáveis se formou entre a Rua 7 e a Rua 8, passando pela avenida Duque de Caxias. Depois de quase três horas na fila, dezenas de pessoas foram informadas de que havia um limite de 100 doses para o público infantil e as senhas já haviam se esgotado, o que deixou muita gente revoltada.
Na unidade de saúde do Melhado a situação se repetiu: poucos funcionários designados para o serviço e dezenas de crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis, uma enorme fila se formou sob o sol, o que provocou reclamações.
Os polos de vacinação são as mesmas unidades de saúde que já estão atendendo a vacinação de crianças com comorbidades: Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. O horário de atendimento é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, certidão de nascimento ou documento com foto do responsável.
As crianças com 5 anos sem comorbidades são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac.
Mutirão
Para minimizar as filas de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde também planeja o "Dia D" de vacinação destinado somente a este grupo em específico, o público infantil, com mais polos de vacinação. Todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação. Além das unidades haverá uma estrutura montada no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara). O Dia D deve ocorrer no próximo final de semana.
Demais públicos
A vacinação contra a Covid-19 para os outros públicos prossegue de segunda-feira a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. O atendimento também é feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias (100 para adultos e 100 para crianças).