Em agosto, o faturamento real do comércio varejista na região de Araraquara atingiu R$ 1,3 bilhão, alta de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2015 – o melhor desempenho entre todas as 16 regiões do Estado de São Paulo. A informação é do Núcleo de Economia do Sincomércio Araraquara.
No acumulado dos oito meses do ano, a elevação foi de 4,1% e, nos últimos 12 meses, houve retração de 0,7%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Seis das nove atividades analisadas apresentaram crescimento em agosto no comparativo com o mesmo mês de 2015. Os setores de supermercados (10,6% e contribuição de 3,7 pontos porcentuais para o resultado geral), outras atividades (8,5%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (29,4%) registraram os melhores resultados no mês e garantiram o bom desempenho do varejo da região.
Por outro lado, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-13,3%), lojas de móveis e decoração (-53,8%) e autopeças e acessórios (-2,6%) foram os únicos que registraram quedas nas vendas em agosto.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, grande parte do desempenho positivo do varejo da região de Araraquara pode ser explicado pela base fraca de comparação, quando no ano passado oito das nove atividades registravam queda nas vendas. Entretanto, vale ressaltar que esta é a sétima alta consecutiva o que consolida a recuperação do comércio varejista da região.
Segundo o Sincomércio de Araraquara, dados referentes ao emprego no setor comercial vêm melhorando, saindo de saldos negativos nos últimos meses para um saldo positivo de contratações em Outubro.


