A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (28), Walter Delgatti Netto, mais conhecido como “Vermelho”, o hacker de Araraquara, responsável pelo vazamento de informações que ficou conhecido como “Vaza Jato”.
A nova prisão se deu, segundo informações, por descumprimento de medidas judiciais e ocorreu em Campinas (SP).
Delgatti havia sido preso durante a Operação Spoofing, em julho de 2019. Na ocasião, ele foi apontado como o responsável por um esquema de acesso ilegal às contas do aplicativo de mensagens Telegram de autoridades políticas e do judiciário. As mensagens interceptadas por ele mostraram as articulações do ex-juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil, com os representantes do Ministério Público Federal responsáveis pelas investigações da operação Lava Jato. A troca de mensagens foi divulgada pelo jornal The Intercept e fundamentou os recursos que culminaram na declaração de parcialidade do ex-juiz.
Delgatti ganhou o direito de responder em liberdade sob uma série de condições, como restrição ao acesso à internet. Em agosto do ano ele voltou ao noticiário político quando se encontrou com a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O encontro foi intermediado pela deputada federal Carla Zambelli, aliada de Bolsonaro. O hacker teria estado, inclusive, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
A informação da nova prisão foi confirmada pelo advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira. O defensor, no entanto, afirmou que ainda vai apurar as alegações do novo recolhimento do acusado.