InícioEsporteVicente Baroffaldi lança seu 10º livro

Vicente Baroffaldi lança seu 10º livro

Nova obra traz detalhes sobre as participações afeanas no Paulistão

Já está à venda o livro 'Ferroviária no Paulistão – Campanhas, Formações e Artilheiros', nova obra do historiador e escritor araraquarense Vicente Henrique Baroffaldi. O livro apresenta os detalhes das 41 participações anteriores da Ferroviária no Paulistão, campeonato estadual mais acirrado do Brasil. Ao longo de 280 páginas, o leitor conhecerá as melhores colocações, detalhes sobre o Tricampeonato do Interior, as campanhas ano a ano, equipes, artilheiros, e todos os números que o colocarão totalmente a par da história. A publicação conta também com uma série de fotos dos times, lances de jogos e atletas que se destacaram com a camisa grená.

Baroffaldi conta como surgiu a ideia do novo livro. "A ideia é antiga. Desde que nos pusemos a escrever sobre a Ferroviária, sentimos a necessidade de abordar esse tema. Só que fomos protelando. A vontade aumentou quando a AFE voltou à série A1, subindo em 2015. Mas então era a hora de falar sobre o acesso, e aproveitamos para englobar as três conquistas do clube nesse particular. Nasceu o 'Tri do Acesso'", explica o autor, que sempre faz questão de agradecer a Paulo Luís Micali, que o auxilia efetivamente no desenvolvimento dos livros.

Lançado no final do ano passado, 'Ferroviária no Paulistão – Campanhas, Formações e Artilheiros' é o décimo livro lançado por Baroffaldi em um período de apenas sete anos. É o sexto livro que tem a Ferroviária como foco principal. O autor, que estreou na literatura com o livro 'Ferroviária em Campo: Seis Décadas de Futebol da Ferroviária de Araraquara' (2010), lançou também 'XV – O Alviceleste do Carmo (2011), 'São Paulo Internacional' (2012), 'A Deusa Vida/Solidão Cósmica' (2012), 'O Futebol na Terra do Sol' (2013), 'Ferroviária em Campo: Breviário Grená' (2014), 'Ferroviária em Campo: Tricampeã do Acesso' (2015), 'Ferroviária em Campo Contra os Grandes Clubes Paulistas' (2016) e 'Ferroviária em Campo: Feitos e Exaltações' (2017).

O livro é totalmente voltado para a participação afeana no Paulistão. Após todos os seus estudos, Baroffaldi analisa a importância da presença da Ferroviária nesta competição. "O Campeonato Paulista, todos sabem, já foi muito importante. Houve ano até em que os clubes paulistas nem participaram do Campeonato Brasileiro, sendo o Paulistão desenvolvido durante toda a temporada. Tínhamos edições extensas que ocupavam quase todo o calendário. A AFE subiu para a divisão principal em 1955. Já no quarto ano de participações, em 1959, ela encantou a todos com o seu futebol clássico, de toques rápidos e bola no chão. Sequenciou esse futebol qualificado durante a década de 60; manteve boa qualidade também na década de 70; na de 80, chegaria ao quarto lugar em 1985. Portanto, a Ferroviária sedimentou muito bem a sua condição de time praticante de bom futebol. Nenhuma outra competição projetou tanto o clube, durante tanto tempo. Os êxitos em competições nacionais – Taça de Prata em 1980 e Taça de Ouro em 1983 – foram ocasionais", salienta.

O historiador não esconde que entre todos os dados apurados, os que mais lhe encantam são aqueles relacionados ao acesso de 1966. "A Ferroviária empreendeu uma jornada realmente épica. Movida pela campanha que sensibilizou a cidade, e que tinha como slogan 'Ela voltará', a equipe encheu-se de brios e lutou estoicamente, inclusive contra poderes econômicos mais altos, e se impôs dentro de campo. As jornadas do Pacaembu, realizadas sob fortes chuvas, jamais serão esquecidas. E as fotos que os jornais da época estamparam são revisitadas com elevado grau de emoção", completa.

O novo livro de Baroffaldi pode ser encontrado na livraria Vamos Ler, que fica na Rua São Bento, entre as avenidas Duque de Caxias e Espanha, e na Loja das Torcidas no Shopping Jaraguá. São 280 páginas e 68 fotos ilustrativas, com o selo da Pontes Editores, de Campinas (SP), e é vendido ao preço proposto de R$ 30.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas