Nesta terça-feira (9), mais duas vítimas relataram que caíram no golpe do falso filho, em Araraquara-SP.
As histórias contatadas e registradas na delegacia foram idênticas, mudando apenas as vítimas e os valores perdidos.
A dinâmica do golpe é praticamente sempre a mesma, onde a vítima recebe mensagens do golpista através do WhatsApp se passando pelo filho (a) e pedindo transferência de valores.
A mensagem chega de um número que a vítima desconhece e quase sempre a explicação do suposto filho é que o celular anterior está com defeito ou que simplesmente trocou de número.
Durante as conversas, o golpista pede dinheiro para arrumar o celular ou para pagar uma conta urgente. Depois de receber os valores geralmente transferidos através de PIX, o golpista muitas vezes continua pedindo mais dinheiro.
Somente quando entram em contato com o familiar é que geralmente a vítima fica sabendo que caiu no golpe.
Muitas pessoas recebem o mesmo tipo de mensagem, mas percebem as más intenções e geralmente bloqueiam o número. No entanto e infelizmente, boa parte das vítimas são pessoas idosas, que conservam ainda a crença nas pessoas e facilmente são convencidas pela lábia dos golpistas.
Nos casos registrados nesta terça, uma idosa moradora do Parque São Paulo, de 67 anos, perdeu R$ 600,00 ao acreditar que estava falando com sua filha no aplicativo.
A outra vítima é um idoso de 75 anos, morador da Vila Biagioni, que perdeu uma quantia bem maior. Ao se convencer que estava falando com sua filha no WhatsApp, ele enviou R$ 3.890,00 para o golpista.
Ambas as vítimas possuem as conversas e os comprovantes das transferências bancárias. Os casos foram registrados como Estelionato.