Foi inaugurado no último sábado (4), o Núcleo de Atendimento Especializado ao Autismo “Dr. Emílio Marçal de Lorena”, da Apae Araraquara (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A unidade abrigará pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) mediante convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, com encaminhamento pelo DRS 3 (Departamento Regional de Saúde). Serão 40 pessoas atendidas em um primeiro momento, com possibilidade de ampliação.
O atendimento será baseado na metodologia do Currículo Funcional Natural, na Intervenção ABA (Análise Aplicada ao Comportamento), com foco na aprendizagem interativa. O núcleo fica na Avenida Plínio de Carvalho, nº 577, na Vila Xavier.
O novo serviço leva o nome de Emílio Marçal de Lorena, ex-presidente da Apae entre julho de 1982 e dezembro de 1984 e voluntário da entidade por muitos anos. Ele também foi funcionário público estadual com as funções de perito criminal e de delegado da Polícia Civil. Dr. Marçal faleceu em 15 de novembro do ano passado, aos 84 anos.
“Todos sabemos da importância do trabalho que a Apae realiza na cidade de Araraquara. Serão 60 anos de história a serem completados neste ano. Seis décadas de atuação na promoção dos direitos da pessoa com deficiência. E isso foi possível graças a todos os diretores e funcionários que passaram pela entidade nesse período, incluindo o Dr. Marçal”, afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que participou da inauguração.
José Branco Peres Neto, presidente da Apae Araraquara, enalteceu os avanços conquistados pela entidade nos últimos anos, destacou a trajetória de Dr. Marçal, homenageado no evento, e projetou novas conquistas. “Tenho certeza de que vamos fazer um trabalho excelente e dignificar o nome do Dr. Emílio Marçal. O trabalho na área do autismo é referência para a nossa região”, declarou Branco.