Estão abertas as inscrições para projetos a serem desenvolvidos em 2024 no programa “Oficinas Culturais Municipais”, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Os interessados devem ser artistas locais, visando, nos moldes da Lei Municipal nº 9.228/2018, difundir o acesso à cultura no âmbito do território do município e fomentar o trabalho artístico da comunidade, diversificando a oferta das linguagens culturais.
Os projetos apresentados deverão incluir como público alvo educandos em situações de vulnerabilidade social. As aulas serão realizadas preferencialmente em bairros que integram o programa “Territórios em Rede”: Valle Verde, Jardim São Rafael, Jardim Indaiá, Jardim Maria Luíza, Jardim das Hortênsias, Condomínio dos Oitis, Parque São Paulo, Cruzeiro do Sul, Cecap e adjacências destes locais, incluindo também instituições sociais parceiras e assentamentos, podendo ainda contemplar outras regiões da cidade.
Os projetos apresentados deverão ter caráter artístico nas seguintes linguagens/referências: apoio e promoção das culturas negras, apoio e promoção das culturas campesinas no Território dos Assentamentos, Artes Circenses, Artes Plásticas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual (fotografia, produção e edição de vídeos em aplicativos de celular), Capoeira, Cultura Popular, Dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, dança urbana e dança afro), Hip Hop, Literatura, Música (canto, cavaquinho, percussão, viola caipira e violão), e Teatro.
Inscrições – As inscrições serão aceitas no período de 20 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. As inscrições enviadas após às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2024 não serão aceitas.
Podem se inscrever no processo seletivo: empresas representadas por pessoa jurídica formalmente constituída e que constem em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com as exigidas neste edital. Serão aceitas até duas propostas por proponente/CNPJ, sendo obrigatório indicar no corpo do projeto a linguagem/referência a que se refere a proposta.
A mensagem de e-mail deverá conter dois arquivos distintos, em formato PDF, com os documentos solicitados no edital, que está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”.
O proponente deve estar inscrito no “Cadastro Municipal de Artistas”, disponível para preenchimento no site oficial do município (www.araraquara.sp.gov.br).