Nas primeiras horas desta terça-feira (09), uma operação conjunta envolvendo policiais civis dos estados de Santa Catarina e São Paulo cumpriu mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, nas cidades de Araraquara, Mogi das Cruzes e na capital paulista. No estado de Santa Catarina, apenas a cidade de Indaiau foi alvo dos policiais. A operação teve como objetivo colher provas contra grupos que propagam o nazismo.
Em Araraquara, apenas um endereço foi vistoriado, porém, a identidade do investigado ou o bairro da operação não foram divulgados.
O delegado responsável pela operação em Araraquara, Edmar Piccolo, apreendeu no endereço visitado diversos objetos ligados ao Nazismo.
Conforme previsto na Lei n.º 7.716/1989 em seu Art. 20, parágrafo primeiro, é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, com pena que pode chegar a 5 anos de reclusão.
A operação em Araraquara foi deflagrada paralelamente a uma ampla investigação que começou em Santa Catarina e envolve diversos tipos de intolerâncias. Todos os materiais apreendidos na cidade fazem referência ao nazismo, ideologia fundamentalista responsável pela morte de milhões de pessoas no século XX.
Em entrevista ao Portal Morada, o delegado que coordenou a ação em Araraquara, falou sobre o caso:
Veja as imagens dos materiais apreendidos:
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br