InícioEsporteBasqueteTécnico e atletas de Araraquara disputarão o Pré-Olímpico de Basquete

Técnico e atletas de Araraquara disputarão o Pré-Olímpico de Basquete

Seleção Feminina convocou João Camargo e as jogadoras Débora, Sossô, Vitória e Manu Oliveira

A Seleção Brasileira Feminina de Basquete está convocada para a disputa do Pré-Olímpico, que será realizado em Belém do Pará, de 8 a 11 de fevereiro. Em três jogos, contra Alemanha, Sérvia e Austrália, a Seleção vai em busca de uma das três vagas do grupo para a disputa da Olimpíada de Paris 2024. Todas as partidas no ginásio Mangueirinho terão transmissão ao vivo da ESPN.

O técnico José Neto convocou 15 atletas, que se apresentam no próximo dia 15, em Araraquara, São Paulo, onde iniciam a preparação em parceria com o Sesi. O grupo fica na cidade até o dia 2 de fevereiro, quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho. A estreia acontece no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália.

Mais uma vez, o Sesi Araraquara marca presença em peso na convocação. O técnico João Camargo foi convocado para atuar como auxiliar técnico do time que contará ainda com as jogadoras Débora Costa, Gabriella Sossô, Vitória Marcelino e Emanuely de Oliveira. Quem também marcará presença na disputa é a araraquarense Roseli Gustavo, que é diretora de basquete feminino da CBB. A ala/pivô Aline Moura, destaque do Sesi Araraquara e da Seleção Brasileira, passará por uma cirurgia no joelho e não participará da disputa.

“Vamos para a última competição do processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e chegamos até aqui com excelência. Campeões Sul-Americanos em 2022, da AmeriCupW em 2023, essas foram as competições que nos classificaram para esta fase. Quero agradecer todo o empenho e disponibilidade de todas as jogadoras e CT que participaram destas competições alem do Pan de Santiago e da etapa de treinamento em Portugal. Vamos para uma competição difícil em que todas as equipes participantes chegam por méritos e não tem nenhuma delas com vantagens. Vamos fazer o nosso melhor e acreditamos que desta forma, poderemos conquistar uma das vagas para Paris. Contamos com o apoio da nossa torcida em Belem do Pará para nos dar força e fazer a diferença”, disse o técnico José Neto.

A convocação terá a presença de três atletas da Seleção Brasileira Sub-17, campeãs Sul-Americanas este ano e convidadas para fazer parte do período de treinos como um processo de aclimatação na Seleção adulta, dentro de um projeto maior de intercâmbio: Micaela Cavalcanti, Sther Ubaka e Alexia Dagba, que também jga pelo Sesi Araraquara.

Pré-Olímpico

O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha.

Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados mais francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.

Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México. A conquista invicta fez a Seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Notícias relacionadas
- Anúncio -spot_img

Mais lidas