InícioDestaque PrincipalComissões permanentes da Câmara de Araraquara devem ser definidas por votação

Comissões permanentes da Câmara de Araraquara devem ser definidas por votação

O governo pretende aprovar a Reforma Administrativa e um projeto de moradias populares na primeira sessão

A Câmara Municipal de Araraquara realizará nesta terça-feira, dia 21, a primeira sessão ordinária de 2025 para definir os membros das sete comissões permanentes. Tradicionalmente, a composição é feita por consenso entre os líderes partidários, mas, desta vez, pode ser decidida por votação. A oposição, composta por oito vereadores, acusa o prefeito Dr. Lapena (PL) de interferência política no processo.

Segundo a oposição, houve tentativa de diálogo, mas a prefeitura teria intervindo para impedir um acordo. Eles alegam que isso enfraquece a autonomia do Legislativo e representa um retrocesso democrático. A base do governo nega a acusação e defende a escolha dos membros conforme a nova configuração da Câmara.

Caso não haja consenso, a votação acontecerá durante a sessão. As comissões permanentes são responsáveis por analisar projetos de lei e fiscalizar o Executivo. A definição dos membros terá impacto direto no andamento das pautas da Câmara em 2025.

PROJETOS

A Prefeitura pretende definir a formação das Comissões permanentes antes do início da primeira sessão ordinária do ano. O Portal Morada apurou que isso pode ocorrer durante uma reunião às 13h desta terça-feira (21). O governo pretende aprovar a Reforma Administrativa e um projeto de moradias populares, com previsão de construções de 402 unidades de apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida.

Notícias relacionadas

Mais lidas