Um morador de Araraquara, que realizava o descarte irregular de entulho com um veículo Kombi, foi multado por agentes da Guarda Municipal depois que uma moradora fotografou a ação ilegal. No dia 19 de fevereiro, uma empresa que trabalha com concretos também foi multada quando descartava entulho em um terreno baldio.
Uma das últimas autuações foi resultado de uma denúncia feita por uma moradora do bairro Altos de Pinheiros. Ela fotografou um indivíduo despejando restos de material de construção nas proximidades do n° 1216, na continuação da Av. São João, quase em frente à portaria do Parque do Basalto.
Imediatamente, a testemunha acionou o Centro de Atendimento e Despachos (CAD) da Guarda l Municipal, que através da identificação do veículo utilizado, uma Kombi com carroceria de madeira, chegou até o infrator. Com os dados, a Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública elaborou Boletim de Ocorrência (BO) por descarte irregular de entulho. O homem foi autuado pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).
A operação de combate ao descarte irregular de lixo no município, que vem sendo realizada em toda a cidade pela Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, tem autuado pessoas que insistem em descumprir a lei e colocar em risco a saúde da população, facilitando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
As ações contam também com os trabalhos da Guarda Municipal, em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Polícia Militar (PM) e agentes de Fiscalização do Trânsito.
Autuação na Estrada do Ouro
Outra autuação ocorreu na Estrada do Ouro e o infrator foi flagrado pela Guarda Municipal, também despejando entulho e lixo às margens da estrada de terra. A caçamba do veículo, tipo Saveiro, estava cheia de material inservível e parte já havia sido jogada no terreno. Neste caso também foi elaborado BO e ele foi autuado pelo DAAE.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, a operação vai continuar sendo realizada em locais comuns dessa prática, em horários estratégicos.