Procurar emprego não é fácil, e para quem tem alguma limitação é ainda mais difícil. Pensando em oportunizar qualificação para o mercado de trabalho, a Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência – numa parceria com o SENAI Araraquara – realiza até a próxima quarta-feira (18) um cadastro para cursos destinados a pessoas com deficiência.
O cadastro teve início nesta segunda (16) com a participação de profissionais do SENAI Itu, referência em capacitação de pessoas com deficiência. Ana Laura Utiyama e Aguinaldo de Almeida – ambos Instrutores de Formação (profissional II) do SENAI Itu – participaram do início do cadastro. Para eles, o cadastro significa “oportunidade para a qualificação profissional desta população, fazendo a inclusão profissional”.
De acordo com Nilton Roberto Bigotte, coordenador técnico do SENAI Araraquara, é previsto que o primeiro curso para os cadastrados seja o de Almoxarife e que tenha início no próximo ano. Bigotte conta que o SENAI Araraquara já efetuou a capacitação de outras cinco turmas de pessoas com deficiência e sempre há empresas interessadas em promover estas capacitações para seleção de seus futuros funcionários.
Os cursos que serão oferecidos visam a qualificação profissional para, assim, fazer valer o cumprimento da Lei de Cotas, preenchendo nas empresas parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. Diversas empresas e comércios da cidade têm buscado a Assessoria para Pessoas com Deficiência e oferecido boas oportunidades para as pessoas inseridas no Cadastramento Municipal da Pessoa com Deficiência, que é um banco de dados com informações precisas e reais sobre a pessoa com deficiência que mora em Araraquara ou na região.
A participação da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, e tem por objetivo – entre outros – qualificar pessoas para a inserção no mercado de trabalho local.
De acordo com Marcinha Ferreira Lucas, assessora municipal de Políticas para Pessoa com Deficiência, o cadastro está sendo realizado no térreo da Prefeitura, nos guichês 19 e 20 da Assessoria de Pessoas com Deficiência e segue nos dias 17 e 18 de novembro. O atendimento é realizado das 12h15 às 17 horas.
“Podem participar do cadastramento pessoas maiores de 14 anos. É necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: RG e CPF, laudo médico, histórico escolar e comprovante de endereço”, explica a assessora. “Todos aqueles que efetuarem o cadastro serão informados sobre os cursos oferecidos a serem iniciados”.