As comemorações do mês da Consciência Negra tiveram início na última sexta-feira (13) no Centro de Referência Afro Mestre Jorge. O tema que envolve toda a programação é “Por uma sociedade sem racismo” e foi organizada pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.
De acordo com a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, a programação visa estimular as pessoas a usarem a hashtag #porumasociedadesemracismo e promover um mês de verdadeira reflexão sobre o assunto por meio das atividades. “As pessoas precisam levar a reflexão para o cotidiano e promover a desconstrução do racismo”, explicou a coordenadora.
No evento de abertura da programação, o dançarino e coreógrafo, Roberto Marcondes, apresentou a coreografia, “O pescador”, que representa as lutas e as alegrias dos afro- descendentes. Também foi aberta a exposição fotográfica “Retratos de um sonho”, do fotógrafo Luciano Valério.
Ainda na mesma noite, foram lançados o CD “Meu Universo é o Samba”, do cantor Junior Barros, e o videoclipe “O Canto das Três Raças”, que traz um dueto com Mônica (Grupo Seresteiros) e Bel Souza, além de outras participações.
Marcha
No dia 20 de novembro será realizada em Araraquara a 9º Marcha da Consciência Negra. Com o tema #porumasociedadesemracismo, a marcha terá início às 9h no Parque Infantil e seguirá até a Prefeitura. Estão programadas apresentações de Maculelê, Capoeira e Maracatu.
A programação do mês da Consciência Negra segue até dia 29 de novembro. Confira todas as atividade no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).