Com duas turmas, teve início na terça-feira (15), as aulas de pilates na Academia da Saúde “Professor Laércio de Arruda Ferreira”, anexa à Unidade de Saúde da Família “Farmacêutico Cristovão Colombo”, no Jardim Cruzeiro do Sul, na região sudeste de Araraquara.
Segundo o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Esporte e Lazer, Adalberto Grifoni, responsável pelo programa que implantou as Academias da Saúde na cidade, a parceria entre as Secretarias de Esporte e Saúde visa à promoção da saúde e à prevenção contra as dores nas costas e lombares.
“A Prefeitura, por meio da rede básica de Saúde, adquiriu o material para uso nas sessões. Já temos duas turmas, de oito alunas cada, e as aulas ocorrem as terças e quintas-feiras no período da manhã”, conta Grifoni.
Após o encaminhamento médico pela rede municipal às aulas de pilates, as inscritas são avaliadas por alunos do curso de Fisioterapia, da Unip.
A maior incidência entre as alunas é a dor lombar, aponta Victor Gabriel Martineli, do 4º ano de Fisioterapia, que participa das avaliações que envolvem a postura e o histórico clínico de cada participante.
Entre os benefícios das sessões de pilates, Martineli destaca o fortalecimento muscular da cintura abdominal.
Primeira vez
A manicure Patrícia Ferreira, de 29 anos, participou pela primeira vez de uma sessão de pilates. “No começo é difícil, fiz exercícios de respiração e alongamento, e espero evoluir com a seqüência das atividades”, conta animada.
Mais saúde
A Academia do Cruzeiro também oferece à comunidade aulas de ginástica geral, zumba, yoga e artesanato.
As turmas de ginástica geral têm aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 e das 8h35 às 9h35. Cada turma tem 30 participantes.
Outra atividade que une saúde e diversão são as aulas de zumba, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 18h30. As duas atividades, zumba e ginástica, são ministradas pela educadora física Jussara de Paulo.
Yoga e Artesanato completam a grade de serviços da Academia do Cruzeiro do Sul, inaugurada em novembro de 2013 pelo prefeito Marcelo Barbieri.
O equipamento construído em convênio com o Ministério da Saúde, localizado na Avenida Celso Pereira Barbosa, sem número, conta com ambientes para ginástica ao ar livre, acolhimento, sala multiuso, copa e sanitários para deficientes físicos.