Neste mês de março, no MIS (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari), está em exibição a mostra “O Dia Mundial da Poesia”, que reúne poemas de autores de Araraquara e região, assim como diversos livros e coletâneas dos mesmos.
Idealizado por Dalila Nunes e Neyfe Maria Mattar e com curadoria do escritor Assis Furtado, “O Dia Mundial da Poesia” é uma oportunidade de conferir a produção literária dos araraquarenses. A exposição conta com a participação de 30 poetas, 09 livros em destaque, além de exibição de um videodocumentário.
Para o poeta Marcelo Correa, autor do livro “Poesia boa de prosa”, o evento trata-se de uma “excelente oportunidade para refletirmos sobre a questão do valor de um dos maiores atributos da alma humana: o poder de expressar-se”. Pedrinho Renzi, que participa da mostra, defende que a poesia é “sempre sinônimo de liberdade ética e democracia.”
Já Gabriela de Sá, autora do poema “Das dores fúnebres”, conta que, ao participar do evento, se sentiu pela primeira vez “parte deste universo tão particular”. De acordo com a poetisa Marina Bariani Trava a iniciativa “permite a aproximação e a divulgação das pessoas que escrevem, bem como aproxima o público da figura do poeta, que é tão plural quanto são os tipos e temas de escrita”.
O autor do livro “Maiêutica poética”, Tadeu Marcato, agradeceu à produção e aos poetas participantes: “foi um prazer estar na presença dessa galera – tanto o dia quanto a população merecem essa celebração”.
21 de março
Além da exposição no MIS, também haverá uma programação especial no dia 21 de março, segunda-feira (oficialmente o Dia Mundial da Poesia): será exibido um documentário dirigido por Marcelo Tanisho (Epiccamera) com depoimentos e declamações dos poetas participantes e, em seguida, será realizado um sarau público no espaço do MIS. A poetisa Jaqueline Franco, que também participou da produção do filme, declara que esse dia “dá a oportunidade para uma reflexão sobre a importância da poesia – ainda que não explícita – no nosso cotidiano”.
Comemorar o Dia Mundial da Poesia, para Fátima Scandinari, é “mais que celebrar uma data, é enaltecer o poder da palavra em suas mais diferentes formas. A poesia, por meio da criatividade e sensibilidade de cada um e na sua maneira de perceber o mundo em que vive, nos possibilita o exercício do diálogo livre, onde toda diversidade é bem vinda. Sinto-me honrada em dar a minha contribuição pessoal ao evento”.
Vale destacar que toda a programação é gratuita. O MIS está localizado anexo à Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, à Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara.
Serviço
- Exposição “Dia Mundial da Poesia”
Local: Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, nº 909 – Centro)
Período: até 31 de março
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h45; sábados das 9 às 12h
- Exibição do documentário “O Dia Mundial da Poesia”
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, nº 909 – Centro)
Data: segunda-feira (21 de março)
Horários:
18h: exibição do documentário na Sala Jean Paul Sartre
19h30: Sarau no MIS
Grátis