A fase inicial do Paulistão finalmente chegou a sua reta final. O site Chance de Gol, do UOL, analisou as estatísticas e probabilidades dos times, tanto de classificação, quanto de rebaixamento. Ao término desta rodada, restaram apenas mais quatro jogos antes das quartas de final.
Mesmo com uma analise de grupo por grupo, time por time, o site também avalia que 28 pontos é a quantia necessária para se classificar antecipadamente para a próxima fase. Além disso, 20 pontos seriam necessários para acabar de vez com qualquer chance de rebaixamento. Com esses números, Corinthians, Santos e São Bento já estariam livres da degola.
O Azulão de Sorocaba é, inclusive, o primeiro time do interior a garantir a permanência virtual na primeira divisão do campeonato estadual.
GRUPO A
Santos (classificação) – Somando 22 pontos e na liderança do Grupo, o elenco de Dorival Júnior já está com um pé nas quartas de final, isso porque tem 99,97% de chance de classificação. Olhando para o outro lado da tabela, a probabilidade de descenso do elenco santista é nula.
São Bento (classificação) – Com a alcunha de time do interior melhor classificado na competição, com 20 pontos, o Azulão de Sorocaba é a sensação da competição. Com uma estatística de 99,% apontando para a classificação, o elenco de Paulo Roberto Santos precisa de pelo menos mais uma vitória.
Linense (rebaixamento) – Já que deixou o São Bento abrir seis pontos de vantagem, as chances do Linense de chegas as quartas de final caiu para apenas 0,6%. Com 14 pontos somados, o time tem ainda 17,4% de rebaixamento, já que precisa de pelo menos mais duas vitórias para se manter na primeira divisão.
Oeste (rebaixamento) – Em busca da reabilitação, o Rubrão está cada vez mais traçando seu rumo de volta à Série A2 do Campeonato Paulista. Com apenas 12 pontos, o time tem estatisticamente 49,2% de probabilidade de rebaixamento. Mesmo que remota, a chance de uma classificação heróica é de apenas 0,03%.
Botafogo (rebaixamento) – Atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, o Pantera de Ribeirão Preto ainda não conseguiu encaixar o seu futebol na primeira divisão estadual. Com 11 pontos e 44,8% de chance de rebaixamento, o time de Márcio Fernandes também tem pouca probabilidade de classificação – apenas 0,02%.
GRUPO B
Ituano (classificação) – Mesmo na liderança do Grupo, com 18 pontos, a chance de classificação do galo para a próxima fase é de “apenas” 75,6%, levando em consideração principalmente seus próximos jogos nesta primeira fase. Ainda assim, a chance remota de rebaixamento é de apenas 0,1%, já que lhe falta apenas dois pontos para escapar do perigo.
Palmeiras (classificação) – Se com a torcida a situação do clube é crítica, já que os adeptos pedem a volta dos bons resultados na competição, fora dos gramados os números mostram outra realidade. Com 15 pontos, o time tem 88,4% de chance de classificação à próxima fase, com apenas 0,4% probabilidade de acabar rebaixado na próxima temporada.
Ponte Preta (rebaixamento) – Entre os “grandes” da competição, a Macaca é a que vive situação mais complicada. Mesmo com 13 pontos e apenas a dois do Palmeiras, o elenco de Alexandre Gallo tem incríveis 29,8% de chance de rebaixamento (a maior do grupo), enquanto a classificação parece distante, com apenas 6,7%.
São Bernardo (rebaixamento) – Também com 13 pontos, a situação do Bernô na competição é mais tranqüila na competição. Brigando contra o rebaixamento, o time tem apenas 17,1% de voltar à segunda divisão da principal divisão do futebol estadual, enquanto a classificação está com 18,4% de chance.
Novorizontino (rebaixamento) – Apenas um ponto separar Tigre de Bernô, mas nas estatística a distância é muito maior. A probabilidade de rebaixamento para a Série A2 é de apenas 26,8%, enquanto a classificação aparece com 10,9% de chance. Com 12 pontos, o time ainda joga nesta quinta-feira e pode reverter ainda mais estes números.
GRUPO C
São Paulo (classificação) – Com a vitória por 1 a 0 na última quarta-feira, o tricolor do Morumbi voltou à liderança do grupo e chegou a 88,1% de chance de classificação à próxima fase. Com 17 pontos, a probabilidade de rebaixamento do clube é de apenas 0,6% e diminui a cada rodada.
Audax (classificação) – Também com 17 pontos, mas na vice-liderança, as estatísticas do time de Osasco são um pouco diferentes – justamente devido ao restante dos confrontos. Visado uma vaga nas quartas de final, o time tem 71,4% de atingir o objetivo, enquanto o rebaixamento aparece com 2,1% de chance.
Ferroviária (classificação/rebaixamento) – O time de Araraquara é o único que está com boas chances tanto de classificação, quanto de rebaixamento. Com 13 pontos, a Ferrinha esta com 36,9% de chance de passar para a próxima fase, enquanto o descenso está com 19,4% de probabilidade.
XV de Piracicaba (rebaixamento) – No restante do grupo a situação está crítica. Isso porque, com 12 pontos e na zona da degola, o Nhô Quim tem apenas 3,4% de classificação e incríveis 68,2% de chance de rebaixamento. Há três jogos sem vencer, o clube pode confirmar o descenso nas próximas rodadas.
Capivariano (rebaixamento) – Mesmo vindo de uma vitória heroica fora de casa contra o Oeste, a situação do Leão também não está nem um pouco fácil na competição. Agora com nove pontos, o time tem 97,4% de chance de rebaixamento e apenas 0,1% de probabilidade de classificação.
GRUPO D
Corinthians (classificação) – Virtualmente classificado para a próxima fase e com 26 pontos, o Timão está intocável na competição. Isso porque, com apenas uma derrota e oito vitórias, o time não tem mais nenhuma chance de rebaixamento para a segunda divisão.
Red Bull Brasil (classificação) – Também em alta nas últimas rodadas, mesmo com um recente deslize dentro de casa, o Toro Loko tem incríveis 93,5% de chance de classificação à próxima fase e ainda 0,6% de rebaixamento. O time ainda joga nesta quinta-feira contra o Palmeiras e pode dar um enorme passo na tabela de classificação.
Água Santa (rebaixamento) – Assim como no Grupo C, a situação do restante é muito complicada na competição. Com 12 pontos, o Netuno ainda tem como escapar do rebaixamento, já que tem “apenas” 43,7% de chance de acabar no descenso, mas, do outro lado, soma apenas 6,2% de probabilidade de classificação.
Mogi Mirim (rebaixamento) – Seguindo essa linha de pensamento, a situação do Sapão da Mogiana é muito mais complicada. Mesmo com o técnico Flávio Araújo fazendo de tudo para salvar o time do descenso, as chances, 86,7%, mostram o clube com um pezinho na Serie A2, atualmente com 11 pontos. Para classificação, o clube tem apenas 0,3% de probabilidade.
Rio Claro (rebaixamento) – Por último, mas não menos importantes, o Galo Azul é outro com números assustadores na competição. Com nove pontos e na lanterna da tabela de classificação, o elenco tem 95,7% de chance de descenso e apenas 0,02% de classificação.