InícioEsporte+EsportesGigantão não pode receber jogos com grande público

Gigantão não pode receber jogos com grande público

Prefeitura nega interdição, mas ginásio não pode receber eventos de grande porte até que um novo laudo seja oficializado

Prestes a completar quatro anos de sua reinauguração, o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, foi alvo de mais um imbróglio nesta terça-feira (4). Segundo a informação apurada pela reportagem do Portal Morada, o Ministério Público teria entrado em contato com a Secretaria de Esportes pedindo a interdição do ginásio por conta de uma trinca que teria aparecido recentemente no local que passou por reformas em 2013. Um acordo foi feito entre as duas partes para que o ginásio não receba jogos com uma grande demanda de público até que um novo laudo seja oficializado.

O Gigantão recebeu um jogo-treino da categoria sub-15 de basquete na tarde desta terça, mas a atividade foi interrompida pela Polícia Militar, que teria ido ao local para conferir a quantidade de torcedores presentes.

 

O ginásio

Com uma estilo contemporâneo assinado pelos arquitetos araraquarenses Luiz Ernesto do Valle Gadelha e Jonas Farias, o Gigantão foi fundado em 11 de outubro de 1969, quando recebeu a 34ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Sediou ao longo da história eventos marcantes para a cidade, como shows e jogos das extintas equipes do Lupo/Náutico (vôlei) e da Uniara (basquete), além de competições de nível nacional e internacional.

Em outubro de 2010, com o desabamento de uma aba de sustentação externa, o Gigantão foi interditado e só foi reaberto em julho de 2013, após uma completa reforma. Desde então, recebeu jogos da Superliga Feminina de Vôlei e atualmente vinha recebendo as partidas da Liga Paulista de Futsal. No mês passado, sediou o maior evento desde a sua reinauguração, com duas partidas válidas pelas finais do Novo Basquete Brasil (NBB).

 

Nota da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio de uma nota enviada à imprensa, afirmou que a atitude tomada não foi uma interdição e sim uma “manifestação de averiguação para evitar riscos futuros”. Confira a nota na íntegra:

"O Gigantão não está interditado

A Prefeitura Municipal assinou, junto ao Ministério Público, um acordo para a elaboração de um laudo pericial atestando as condições do Ginásio de Esportes “Castelo Branco” – Gigantão.  Importante dizer que se trata de uma manifestação de averiguação, para evitar riscos futuros, já que não há registro nas avaliações rotineiras, feitas no último período, de nenhum problema estrutural no ginásio.

Até a manifestação técnica, por meio de laudo de profissional habilitado, a Prefeitura se comprometeu a não realizar eventos de grande porte. A Secretaria de Esporte e Lazer já possui um pré-laudo (averiguação detalhada por profissionais de engenharia), e a Prefeitura já está licitando uma empresa especializada para a realização do laudo oficial.

Algumas atividades de pequeno porte, que não representam qualquer impacto estrutural ao ginásio e já agendadas anteriormente, foram mantidas, a exemplo do jogo treino de basquete, realizado nesta tarde, com a presença de um público extremante reduzido.

A presença da Polícia Militar foi no sentido de fiscalizar a atividade, já que existe um acordo firmado pela Prefeitura junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Araraquara"

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas