No dia 16 de agosto, Araraquara recebe o escritor Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira para o terceiro módulo do Viagem Literária, programa do Governo do Estado de São Paulo que proporciona o contato de autores consagrados com cidadãos paulistas em bibliotecas municipais de todo o estado.
O terceiro módulo do Viagem Literária tem como foco escritores voltados para o público adulto. O encontro é gratuito.
Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira foi apontado por escritores e críticos literários como um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Publicou o livro de poemas Peixe e Míngua, o romance As visitas que hoje estamos e o infantil O Amor pega feito um bocejo.
A programação do Viagem Literária, que completa dez anos em 2017, não para por aí: entre setembro e dezembro acontece em bibliotecas de todo o estado o módulo de escrita criativa, com material elaborado pela escritora Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016.
Serviço:
Viagem Literária em Araraquara
Bate-papo com Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira
Data: 16 de agosto, às 19h00
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro
Sobre o Viagem Literária
Lançado em 2008, o Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e já foi prestigiado por mais de 285 mil participantes, entre adultos e crianças. Além da programação de encontros com os escritores, o programa traz em suas diretrizes a capacitação dos profissionais de biblioteca e também as oficinas de criação literária.
Já participaram das atividades nomes como Marcia Tiburi, Raphael Draccon, Ilan Brenman, Carla Caruso, Marcelino Freire, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Daniela Arbex e Ignácio de Loyola Brandão, que já participou de diversas edições do programa: “a plateia ouve, pergunta, também conta histórias. Nada melhor para atrair uma criança, jovem, e por que não um adulto, que uma história? Sabemos que hoje competimos com celulares, tablets, vídeo games, toda aparelhagem tecnológica. No entanto por 35 anos de experiência em viagens e encontros, sabemos que a presença de um autor tem um efeito diferente, carismático”, comenta o autor.