InícioNotíciasEconomiaVarejo de Araraquara têm o melhor desempenho do Estado

Varejo de Araraquara têm o melhor desempenho do Estado

Faturamento cresceu 10,9%, atingindo o maior valor para maio desde 2008

Em maio, o faturamento real do comércio varejista na região de Araraquara atingiu R$ 1,4 bilhão, o maior já registrado para o mês de maio desde o início da série histórica, em 2008. A alta foi de 10,9% em relação ao mesmo mês de 2016. Com esse resultado, a região ficou com o melhor desempenho do Estado de São Paulo. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, houve alta de 9%, e na somatória dos últimos 12 meses a elevação foi de 8,3%.

Os dados, divulgados pelo Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), integram a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Oito das nove atividades analisadas apresentaram crescimento no faturamento em maio no comparativo com o mesmo mês de 2016, com destaque para os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (43% e impacto positivo de 2,5 pontos porcentuais para o resultado geral); supermercados (6,3% e colaboração de 2,2 p.p.); e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (26,5% e contribuição de 1,7 p.p).

Para a economista do Sincomercio Araraquara, Délis Magalhães, “o mês de maio, por possuir uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre (Dia das Mães), acabou favorecendo as lojas de vestuário, tecidos e calçados, que tiveram aumento expressivo em relação ao ano passado. Nessa mesma linha, os setores de móveis e decoração, e eletrodomésticos e eletrônicos também foram favorecidos pela data. O aumento das contratações de funcionários temporários nesse período e no mês anterior (abril) também gerou a elevação da renda na região, refletindo no consumo”. 

O único segmento que sofreu recuo nas vendas em maio foi o de materiais de construção (-1,6%), que impactou negativamente com 0,1 p.p. para o resultado do varejo no mês.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o varejo de Araraquara passa por seu melhor momento. A renda gerada pelo agronegócio vem sendo o fator principal para o crescimento das vendas no comércio, além de inflação e juros mais baixos.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas