No ano passado, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, a Ferroviária foi superada pelo Corinthians por 2 a 1. Antes daquele, que seria o primeiro jogo da Locomotiva no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho após retornar à elite do futebol paulista, a última atuação do time no Pacaembu datava 1996, contra o mesmo Corinthians, em uma derrota por 2 a 0.
A sequência negativa poderia então estabelecer um ambiente de pessimismo quanto ao novo encontro da Locomotiva com um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro. Todavia, a história mostra que a sinergia envolvendo Ferroviária e Pacaembu já rendeu ótimos frutos para a AFE.
Em 1966, o time sagrou-se Campeão Paulista da 1ª Divisão. Na ocasião, o esquadrão grená comandado pelo técnico Manga venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 e levantou o caneco que a colocou na elite estadual – depois daquele ano a Ferroviária se tornaria tricampeã do interior.
Outro número interessante para ilustrar o duelo de sábado é que nos últimos confrontos envolvendo Ferroviária e São Paulo no Pacaembu, a Ferroviária levou a melhor (3 a 1, 4 a 1 e 2 a 1 em 1960, 1962 e 1981, respectivamente).
Já no ano passado, as equipes ficaram na igualdade, em jogo sediado no estádio do Morumbi pela nona rodada.
Para o confronto de sábado, válido pela décima rodada do Paulistão 2019, a Locomotiva defenderá uma sequência de quatro jogos de invencibilidade, aproveitamento que mantém a equipe na vice-liderança do Grupo C, com 13 pontos, mesma pontuação do adversário, que lidera o Grupo D.