Em seu primeiro desafio válido pelo Campeonato Brasileiro da Série D, a Ferroviária venceu o Joinville-SC por 1 a 0 na noite deste sábado, 4 de maio, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. O atacante Léo Castro, que foi apresentado na última quinta-feira, foi o autor do único gol da partida. Quem também se destacou foi o goleiro afeano Gabriel Leite, que defendeu um pênalti no primeiro tempo.
Com o resultado, a Locomotiva soma seus primeiros três pontos e lidera o Grupo A17, que ainda aguarda o resultado da partida entre Maringá-PR e Avenida-RS em Maringá.
Na sequência da competição, a Ferroviária fará dois jogos seguidos fora de casa: enfrentará o Avenida no domingo, 12 de maio, às 16 horas, em Santa Cruz do Sul-RS, e posteriormente terá pela frente o Maringá no dia 18 de maio, sábado, às 17 horas, em Maringá-PR.
O jogo
A partida teve início com uma homenagem: o escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, novo imortal da Academia Brasileira de Letras, deu o pontapé inicial. Com a bola rolando, a Ferroviária encontrava dificuldades e encontrar espaços para tocar a bola. O primeiro lance claro de perigo só ocorreu aos 19 minutos, quando o afeano Dedê Costa recebeu pelo lado direito da área e bateu rasteiro, mas o goleiro Jefferson espalmou para fora.
O Joinville criou uma boa chance de abrir o placar aos 38, quando Hugo Almeida se aproveitou da indecisão da zaga e recebeu sozinho pelo lado direito da área, mas bateu rasteiro cruzado e viu a bola passar rente à trave direita de Gabriel Leite.
Mas aos 40, o time catarinense teve um pênalti a seu favor. Leandro Salino avançou em velocidade pela direita, passou por um zagueiro, mas foi derrubado dentro da área por Gabriel Leite. Na cobrança, Hugo Almeida bateu forte no canto direito de Gabriel Leite, que se esticou para espalmar e evitar o gol, para alegria da torcida afeana.
O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com pouca criatividade no meio de campo. Mas a rede foi estufada aos 13 minutos, quando Raphael Luz recebeu no meio e acionou na esquerda para Arthur, que cruzou rasteiro na área, onde Léo Castro ajeitou e encheu o pé no alto do gol, sem chances para o goleiro: 1 a 0 para a Ferroviária!
Aos 38, o Joinville ficou perto de empatar quando Leandro Bulhões aproveitou cruzamento na área e cabeceou perto do travessão de Gabriel Leite. Aos 41, Antony bateu de fora da área e parou na defesa de Gabriel Leite, que encaixou com segurança. Nos minutos finais, a Ferroviária administrou sua vantagem e concretizou a vitória.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 0 JOINVILLE
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 4 de maio, 18 horas;
Arbitragem: Philip Georg Bennett, auxiliado por Wendel de Paiva Gouvêa e Diego Luiz Couto Barcelos (todos do RJ);
Público: 1.231 pagantes;
Renda: R$ 15.910,00;
Cartões amarelos: Gabriel Leite e Alisson (Ferroviária); Leandro Salina (Joinville);
Gol: Léo Castro (13’ do 2T) para a Ferroviária.
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Alisson, Luiz Gustavo (Raniele) Luís Felipe e Arthur; Daniel (Caique), Rodrigo Celeste e Raphael Luz; Dedê Costa, Jorge Eduardo (Bruno Moraes) e Léo Castro. Técnico: Vinícius Munhoz;
JOINVILLE – Jefferson; João Ananias, Luan, Renato Justi e Erick Daltro; Leandro Bulhões (Robert), Leandro Salino, Caíque (Giba) e Jean Silva; Wellington Rato (Antony) e Hugo Almeida. Técnico: Felipe Surian.
TABELA DA PRIMEIRA FASE
4 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária 1 x 0 Joinville-SC
12 de maio, domingo, 16h – Santa Cruz do Sul-RS
Avenida-RS x Ferroviária
18 de maio, sábado, 17h – Maringá-PR
Maringá-PR x Ferroviária
25 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Maringá-PR
1º de junho, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Avenida-RS
9 de junho, domingo, 18h – Joinville-SC
Joinville-SC x Ferroviária