InícioNotíciasCoronavírusCovid-19: testes estarão disponíveis na Praça Santa Cruz e TCI

Covid-19: testes estarão disponíveis na Praça Santa Cruz e TCI

Saúde de Araraquara vai ampliar a oferta de testes sorológicos em locais de grande circulação de pessoas

A Secretaria de Saúde de Araraquara vai ampliar a oferta de testes para Covid-19 a partir da próxima semana, quando postos de testagem em larga escala estarão montados na Praça Santa Cruz e Terminal Central de Integração (TCI). A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, dia 23, pela Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, em entrevista coletiva à imprensa.

Já a partir da próxima segunda-feira (28) serão feitas coletas para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diárias, em cada posto de coleta de exame. O teste será gratuito. A medida faz parte do Plano de Intensificação de Enfretamento à Pandemia de Covid-19.

Objetivo

O objetivo do plano é a implementação de novas ações coordenadas que vão intensificar a assistência aos casos suspeitos e confirmados da doença, ampliar o controle sanitário para redução da transmissibilidade e promover a mobilização da comunidade para adesão a medidas de isolamento social.

Será ainda ampliado o protocolo de isolamento e monitoramento dos casos e contatos de Covid-19, com testagem dos contatos domiciliares na própria residência, além de garantia de transporte de baixa complexidade aos pacientes positivados em monitoramento até os serviços de referência.

Segundo Honain, atualmente, as equipes de enfermagem realizam 180 visitas domiciliares por semana e a meta é chegar a 420 visitas com as mudanças. No caso das visitas das equipes médicas, elas passarão das atuais 84 visitas domiciliares por semana para 190 visitas.

Outras mudanças

Intensificação da fiscalização sanitária nos hospitais públicos e privados para a prevenção da transmissão intra-hospitalar da Covid-19, a instituição e remodelação de protocolos hospitalares e a rotina padrão de sanitização de ambientes são novas medidas a serem adotadas.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas