A Ferroviária volta a campo neste domingo (13) para um confronto decisivo pelo Campeonato Brasileiro da Série D. A Locomotiva encara o Marcílio Dias-SC às 18 horas no Estádio da Fonte Luminosa, pela partida de volta da segunda fase. No jogo de ida, realizado no último dia 5 em Itajaí-SC, os dois times ficaram no empate sem gols.
Apesar de todas as turbulências pelas quais passou no decorrer da primeira fase – inclusive com a queda do técnico Dado Cavalcanti, substituído por Paulo Roberto Santos -, a Locomotiva encerrou a etapa na liderança do Grupo A-7 com 30 pontos (nove vitórias, três empates e duas derrotas), enquanto o Marcílio Dias foi o quarto colocado do Grupo A-8 com 21 pontos (cinco vitórias, seis empates e três derrotas).
A melhor campanha, no entanto, só concede a vantagem de decidir a segunda partida em casa. Em caso de igualdade de gols após os dois jogos, a vaga para a próxima fase será decidida nos pênaltis. As oitavas de final, próxima fase da competição, está programada para acontecer entre os dias 20 e 27 de dezembro. As finais estão previstas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
O treinador afeano prevê um confronto marcado por muitas dificuldades. "Temos que ter equilíbrio, principalmente em relação à paciência para chegar ao gol adversário, que vem muito bem postado, jogando por uma ou duas bolas. Temos que ter muita paciência, procurar ter o controle e ter uma postura mais agressiva em relação ao jogo passado. Mas não adianta entrar em campo com uma postura de time de índio, só atacar. Futebol é ataque e defesa. Se você se defender bem e atacar bem, estará próximo de alcançar seu objetivo", explicou Paulo Roberto, que não tem desfalques por lesão ou suspensão.
Do lado adversário, o clube catarinense chegou a pedir o adiamento da partida, já que nesta semana detectou que 17 profissionais do clube estavam positivados para a Covid-19, entre eles o técnico Waguinho Dias, que será substituído pelo coordenador técnico Gelson Silva.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x MARCÍLIO DIAS-SC
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Domingo, 13 de dezembro, 18 horas;
Arbitragem: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, auxiliado por Marcos Welb Rocha de Amorim e Edevan de Oliveira Pereira (todos da BA);
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Mendes, Matheus Salustiano, Anderson Salles e Bruno Recife; Nando Carandina, Anderson Rosa, Pio e Tony; Fernandinho e Tiago Marques. Técnico: Paulo Roberto Santos;
MARCÍLIO DIAS – Belliato; Luiz Renan, Luan, Weriton e Paulinho; Xavier, Diego Silva e Alessandro; Medina, Zé Vitor e Hélio Paraíba. Técnico: Gelson Silva (interino).
SÉRIE D – PRIMEIRA FASE
19 de setembro – sábado
15h30 – Nacional-PR 1 x 4 Ferroviária
26 de setembro – sábado
18h – Ferroviária 1 x 1 Portuguesa-RJ
30 de setembro – quarta-feira
20h30 – Ferroviária 0 x 0 Cascavel-PR
4 de outubro – domingo
16h – Toledo-PR 2 x 6 Ferroviária
11 de outubro – domingo
19h – Mirassol 1 x 0 Ferroviária
14 de outubro – quarta-feira
20h30 – Ferroviária 3 x 1 Cabofriense-RJ
17 de outubro – sábado
15h – Bangu-RJ 1 x 3 Ferroviária
21 de outubro – quarta-feira
18h – Ferroviária 3 x 0 Bangu-RJ
25 de outubro – domingo
15h – Cabofriense-RJ 1 x 0 Ferroviária
2 de novembro – segunda-feira
15h – Ferroviária 1 x 0 Mirassol
7 de novembro – sábado
18h – Ferroviária 5 x 1 Toledo-PR
13 de novembro – sexta-feira
16h – Cascavel-PR 1 x 2 Ferroviária
21 de novembro – sábado
15h – Portuguesa-RJ 0 x 0 Ferroviária
28 de novembro – sábado
15h – Ferroviária 2 x 0 Nacional-PR
SÉRIE D – SEGUNDA FASE
5 de dezembro – sábado
16h – Marcílio Dias 0 x 0 Ferroviária
13 de dezembro – domingo
18h – Ferroviária x Marcílio Dias
Clique aqui para conferir todos os confrontos da segunda fase da Série D.