Araraquara é uma cidade com um número aproximado de cinco mil animais abandonados. Assustador não?
Mas então muitas pessoas perguntam onde estão esses animais e eu respondo: debaixo de cada olhar que você ignora quando vê um animal comendo lixo, um animal desviando de carros, um animal na porta de um restaurante e sendo enxotado e por aí vai.
Infelizmente os animais de rua são invisíveis.
Neste momento eu noto que não é necessário ser enlouquecida ou até mesmo fanática por animais para chegar a triste constatação de que as pessoas são indiferentes ao sofrimento daqueles que não falam. É evidente a necessidade de instrumentos eficazes de combate ao abandono, tais como campanhas de conscientização, aplicação eficaz da lei e políticas públicas, mas antes de tudo, é preciso compaixão das pessoas, pois já dizia Arthur Schopenhauerde que a compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.
Percebo que não é preciso ser nenhuma alucinada por animais para constatar que a indignidade não combina com ninguém, sejam os seres, homens ou animais.
Qualquer um pode ajudar um animal de rua, não é difícil, basta se compadecer verdadeiramente daquele ser que só implora carinho e segurança. Você pode ajudar com alimento, acolher até que arrume um lar, socorrer caso esteja doente, para isso basta uma única coisa: vontade!
Se cada um fizer um pouco, se ajuda muito. Pense nisso!