Lembre-se: se o seu equipamento não estiver sob sua supervisão e outra pessoa tiver acesso a ele durante algum tempo, é impossível garantir a segurança da informação.
Isso vale para quando despachamos o equipamento na bagagem ou quando o deixamos no quarto do hotel (os cofres de hotéis oferecem segurança mínima).
Algumas dicas para melhorar a segurança:
- Criptografe o HD completamente com autenticação de pre-inicialização (isso vale para qualquer dispositivo portátil).
- Desligue o equipamento, ao invés de deixá-lo "hibernando". Isso impede que chaves de criptografia possam ser recuperadas da memória.
- Mantenha os dados sensíveis num HD externo e criptografado. É mais fácil manter o HD externo com você o tempo todo. Tenha backup desses dados na nuvem e também com criptografia.
- Nunca mantenha o notebook e o HD externo na mesma mochila. Se for roubada, perderá ambos.
- Atualize o sistema operacional e as aplicações de todos os equipamentos antes da viagem.
- Use um bloqueador de dados caso tenha que carregar seu dispositivo via cabo USB (em locais de carregamento público ou em notebooks de terceiros). Esses dispositivos impedem o tráfego de dados permitindo que apenas os pinos de energia se conectem.
- Antes de viajar, tenha pronto (e testado) um acesso VPN. Isso irá melhorar a segurança caso necessite usar o equipamento numa rede WiFi pública (como em aeroportos, hotéis e eventos). Mesmo que seja apenas para ver os e-mails ou usar o whatsapp, use sempre VPN em acessos públicos.
- Tenha um plano caso seu equipamento seja roubado. Como você irá trabalhar nessa situação?
São suas informações pessoais e as informações da sua empresa que estão em risco.