A ONU lançou um alerta mundial sobre a produção e destinação incorreta dos plásticos. Não podemos nos esquecer que nossa sociedade industrial faz uso muito grande do plástico para todos os tipos de produtos. Desde coisas bem simples, como copos e canudos (imaginem a quantidade de canudos que são utilizados uma única vez e jogados fora) até produtos que são partes de máquinas, equipamentos (como os aparelhos domésticos).
Podemos perceber que ao aumentarmos a produção para satisfazer os mais de 7 bilhões de habitantes, temos dois problemas sérios. O primeiro diz respeito a produção do plástico, que é, na maioria das vezes, um subproduto do petróleo, que tem uma durabilidade muito grande, em termos de tempo para se decompor.
A segunda questão, que é o alerta da ONU, diz respeito a destinação de todas as toneladas diárias de plásticos. A pergunta é: Você sabe para onde vai todo esse material, que tem uma vida útil muito longa?
Ele não pode ser queimado, pois a fumaça é tóxica, enterrado a decomposição demoraria décadas. No mundo todo ele é despejado em grandes volumes nos mares, em locais mais isolados.
Só que estamos chegando a um limite. Muitos seres vivos marinhos estão sofrendo com o despejo desses materiais no mar. Muitos deles acham que esses plásticos são alimentos, como as sacolas plásticas transparentes, as tampinhas de refrigerantes e águas.
Aqui no Brasil o problema também é serio. Ainda mais que estamos chegando no verão, com muito calor, férias e muitas pessoas vão para as praias. E os cuidados da destinação dos plásticos ficam muito prejudicada. São toneladas e toneladas diárias que são depositadas e que muitas vezes os municípios não têm condições de dar destinação correta.
E todo esse material acaba indo para o mar, piorando a situação dos mares e das populações de seres vivos que ali vivem.
Algumas pessoas dizem que não dependem do mar e por isso não se preocupam do destino dos plásticos. Mas precisamos entender que vivemos num único planeta, e toda ação gera uma reação que pode ser muito negativa. Muitos países utilizam animais e plantas para se alimentarem, e outros para ganhar seu dinheiro.
Neste ano que começa, fique mais atento ao lixo que você produz, se possível reduza os seus consumos de produtos e embalagens que causam grande impacto ao ambiente e a nós mesmos. Muitas doenças também são causadas pela presença de materiais jogados em locais errado.
E os plásticos irão ficar na natureza e nós provavelmente já teremos morrido, mas nossos descendentes é que irão sofrer. Pense em formas de reduzir seu consumo de plástico.
Uma nota final: Hoje há uma série de iniciativas que buscam soluções para os problemas dos plásticos, e como exemplo, aqueles que são fabricados a partir da cana de açúcar, chamados de bioplásticos.