No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, uma data para marcar a diversidade e a luta contra todos os tipos de preconceito. Para a Assessoria Municipal de Políticas LGBTQIA+ de Araraquara, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, a missão é urgente no Brasil, considerado um dos países que mais discrimina e mata pessoas LGBTs no mundo.
Para marcar a data, o órgão municipal preparou uma programação de caráter educativo, virtual e presencial, que vai abranger tanto os equipamentos da rede pública do município, quanto outras instituições, para tratar das questões relacionadas à discriminação de gênero e sexualidade durante todo o mês. As ações também farão um 'link' com parte do mês de junho, quando é celebrado o mês do Orgulho LGBTQIA+.
Uma das ações é o 'tour' por todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Araraquara para tratar sobre o tema com seus beneficiários. Muitos destes possuem LGBTs na família e, momentos assim, auxiliam no conhecimento, proteção e apoio a estas pessoas.
O primeiro encontro será no Valle Verde no dia 19 e, posteriormente, as visitas serão realizadas no Vale do Sol, São Rafael, Cruzeiro do Sul, Parque São Paulo, Maria Luiza, Selmi Dei, Cecap, Hortências e Yolanda Ópice.
Erika Matheus, assessora especial de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura de Araraquara, falou sobre os objetivos da iniciativa. "Esta ação tem importância vital na construção de uma rede de apoio e fortificação de vínculo de pessoas LGBTs e seus familiares. O preconceito é latente e, com ajuda da nossa família, que realmente nos ama, a luta pode ser levada de maneira menos dolorida e com apoio. Mas, para isso, é necessário entender o que vem a ser gênero, sexualidade, as opressões acerca destes pontos e como atuar na luta de amparo. Este será o objetivo das rodas de conversa que terão como tema a luta contra a LGBTfobia", explicou.
PROGRAMAÇÃO NOS CRAS
19 de maio – 14h – Valle Verde
24 de maio – 14h – Vale do Sol
18 de maio – 14h – São Rafael
20 de maio – 13h30 – Cruzeiro do Sul
23 de maio – 14h – Parque São Paulo
25 de maio – 14h – Maria Luiza
26 de maio – 14h – Selmi Dei
02 de junho – 14h – Cecap
07 de maio – 14h – Hortências
09 de junho – 14h – Yolanda Ópice