Estamos entrando no mês de setembro e a primavera se aproxima. Dia 3 passado foi comemorado o dia do biólogo, profissional que tem como função básica entender e saber proteger a natureza.
Este parágrafo anterior foi colocado, pois temos visto, desde o ano passado, desastres ambientais aqui no Brasil que suplantam em muito os problemas.
Tivemos o desastre na empresa Samarco, que acabou destruindo um rio inteiro, além de prejudicar diretamente as faunas e floras de todo o percurso desse rio fundamental para Minas Gerais e o Espírito Santo.
Nem bem estamos nos acostumando com a não solução para esse problema gravíssimo, o governo federal quis alterar o decreto federal que permitia a ocupação com mineração, de uma das maiores reservas da região Norte.
Atualmente essa área é restrita ao diversos usos econômicos, principalmente por não se saberem quais são ou seriam os impactos se o homem ali se instalasse para a retirada de minérios, árvores e outros.
Neste aspecto, o governo federal não procurou orientações do que deveria ser feito, mesmo existindo um ministério para isso e diversos órgãos federais e estaduais, além das universidades que tem, com certeza, pessoal qualificado para dizer até onde o homem pode explorar.
O interessante que os últimos impactos em diversos países são também resultado de uma ação predatória do ser humano. Na Europa um calor muito grande e com isso, incêndios. Nos estados unidos, incêndios na California e um furação no Texas.
Aqui no sul, calor excessivo em períodos não esperados, o que causa danos a todos os seres vivos, e claro, a nós.
Os profissionais ambientais, não só os biólogos, são fundamentais para se manter um equilíbrio entre o uso e a preservação.
Estamos chegando a primavera, e antes dela chegar, já temos ondas de calor expressivos, e que já tem provocado muitos incêndios nas matas, morte de muitas espécies, além é claro, de grandes perdas.
Precisamos rapidamente pensar em como podemos ter um equilíbrio entre o planeta e nossa espécie antes que seja tarde. Teremos uma primavera muito bonita, florida e com pouca chuva. Como podemos ajudar?
Pense nisso.