InícioCidadesCidadeAdesão à campanha contra a pólio é baixa em Araraquara

Adesão à campanha contra a pólio é baixa em Araraquara

Pais ou responsáveis de crianças com idade entre 1 e 4 anos têm até o dia 30 de outubro para aderir à campanha

A nove dias do final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e com um percentual baixo de adesão, a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara reforça o apelo: pais ou responsáveis precisam levar suas crianças de 1 a 4 anos de idade para receber a gotinha.

Desde o início da campanha, em 5 de outubro, de um total de 9.727 crianças aptas a receber essa vacina no município, apenas 2.953, ou cerca de 30% dessas crianças, tinham sido imunizadas até essa terça-feira (20). A campanha que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, termina no próximo dia 30 de outubro.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Camila Santiago, reforça a importância da imunização. "Seja como primeira dose para crianças de até um ano de idade, seja como reforço para as demais faixas etárias, a vacina é muito importante para evitar a doença", afirma.

Ainda de acordo com Camila, as 34 unidades de Saúde da Prefeitura e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) estão preparados para receber a demanda, obedecendo aos protocolos de atendimento e respeitando o espaço físico para evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar que é necessário apresentar um documento na unidade de Saúde, que pode ser o Cartão SUS ou a própria carteirinha de vacinas da criança.

"Pais e responsáveis precisam entender que toda criança de até quatro anos tem que receber a dose contra a Pólio", reitera a enfermeira.

Fora desta faixa etária, todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos terão suas carteirinhas avaliadas e atualizadas, ou seja, receberão as doses das vacinas que faltam.

Vale ressaltar que também neste mês, junto com a campanha de vacinação contra a Pólio, pessoas entre 30 e 49 anos de idade podem receber a dose da vacina tríplice virial – contra sarampo, caxumba e rubéola.

Além dessa faixa etária, as pessoas terão que comparecer às unidades de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas