InícioNotíciasGeralAgentes recebem treinamento contra dengue, chikungunya e zika

Agentes recebem treinamento contra dengue, chikungunya e zika

Município registrou em 2015 recorde de confirmações de dengue e uma suspeita de chikungunya

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara ministra até a próxima sexta-feira (dia 18), no período da manhã, na sede da Vigilância Ambiental (no antigo Pronto Socorro), um curso de atualização sobre dengue, chikungunya e zica, voltado para 175 agentes comunitários de saúde – ACS. Em 2015, Araraquara registrou número recorde de casos de dengue, com cerca de 10 mil confirmações, e pelo menos uma suspeita de chikungunya.

Realizado em parceria das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, e Rede de Atenção Básica, o curso, que teve início nessa segunda-feira (14), expõe aos agentes comunitários as novidades sobre os procedimentos apresentados no início do ano pelo Ministério da Saúde sobre as três doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a gerente de Atenção Básica, Adriana Fernandes Rodrigues, os ACSs também recebem novas informações sobre como  orientar a população nas ações rotina, de prevenção dessas doenças a parir do combate aos criadouros do Aedes. 

Vale destacar que os criadouros desse mosquito se formam e proliferam através de água parada em copos vazios, pneus velhos, vasos de flores, ralos de banheiros, vãos de geladeiras, além de calhas, caixas-d’água e lixeiras, entre outros locais de maior acúmulo.

O mesmo curso foi ministrado nas duas últimas semanas em Araraquara para todos os médicos e enfermeiras da Secretaria Municipal da Saúde. Em janeiro de 2016, será ministrado também aos técnicos da enfermagem da Rede Básica de Saúde.

Ainda segundo Adriana, lideranças de todas as igrejas de Araraquara também estão sendo convidadas a orientar seus fiéis, durante missas e cultos, sobre os perigos da dengue, chikunkunya e zika e como evitar os criadouros.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas