Araraquara voltou a registrar mais um caso de racismo essa semana, desta vez o caso aconteceu na última quarta-feira (24), na escola estadual Professor Dorival Alves, na Vila Xavier. A mãe de um estudante procurou a polícia e denunciou o fato.
De acordo com boletim de ocorrência, a mãe relatou que o filho de 15 anos, ao responder um questionamento feito pela professora na sala de aula, um grupo de colegas de classe começou a gritar “parabéns vassoura preta”. Constrangido e chateado, a vítima relatou a situação aos pais.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência no Plantão Policial e será investigado pela Polícia Civil.
Procurada, a Secretária de Educação do estado de São Paulo se manifestou sobre o caso e disse repudiar qualquer tipo de agressão ou injúria e informou atuar na promoção da educação antirracista na rede estadual. A Pasta também afirmou ter acolhido os envolvidos.
“Assim que teve ciência do ocorrido, a gestão escolar acolheu os alunos envolvidos, junto aos seus responsáveis para reunião mediação. O estudante agressor foi direcionado para atividades domiciliares na data de hoje (24), conforme o regimento escolar. O caso foi registrado na Plataforma do Conviva-SP (Placon). disse em nota
Além disso, a equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP) intensificou as ações de acolhimento e conscientização na unidade com projetos de combate ao racismo”. completou o seduc/SP.