Onze meses depois de enfrentar a primeira crise no abastecimento de água, o município de Américo Brasiliense volta a decretar racionamento.
A medida foi anunciada pela prefeita Cleide Berti e atingirá inicialmente dez bairros: Centro, Vila Cerqueira, Nova Vila Cerqueira, Luiz Ometto I e II, CECAP, Planalto, Jardim Primaveras, Maria Luiza e São Judas.
De acordo com a prefeita, o fornecimento será interrompido diariamente, das 13 às 16 horas, por tempo indeterminado. A justificativa é que a situação dos reservatórios é crítica e, por isso, o racionamento necessário devido ao alto consumo. A Prefeitura solicita ainda aos moradores que evitem lavar calçadas e carros.
Essa é a segunda vez que o município recorre à medida em menos de doze meses. No ano passado, o fornecimento foi interrompido às sextas-feiras e sábados, a partir do mês de setembro. Dessa vez, a situação se agravou mais cedo na Cidade Doçura.
Segundo informações do DAEMA (Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente), a cidade é abastecida por 11 poços artesianos. Desse total, três retiram água do Aquífero Guarani, enquanto oito são poços de “fratura” (dependem de chuva para a recarga).