InícioNotíciasGeralAniversário da cidade conta com apresentação da Banda Sinfônica do Estado de...

Aniversário da cidade conta com apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Com 82 músicos, a Banda Sinfônica do Estado de S. Paulo é destaque no dia do aniversário da cidade

 

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é o destaque da programação cultural de 22 de agosto, dia em que a cidade de Araraquara comemora seus  198 anos. Em único concerto no Teatro Municipal, às 20 horas, a Sinfônica do Estado – com regência Marcos Sadao Shirakawa – conta com uma formação musical na qual predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos. A entrada é gratuita, sendo o início da retirada de ingressos às 13h do dia da apresentação, na bilheteria do Teatro (válido para duas pessoas).

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é formada por 82 músicos, dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos. Seu principal papel é a divulgação e criação de repertório original, produzindo concertos sinfônicos e populares.

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria, em 1997.

A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares durante todo o ano. Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e de estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental diferenciada.

Em comemoração aos 25 anos completados em 2014, a Banda Sinfônica lançou dois CDs – Maxixe Urbano e Sinfonia Latina.

Marcos Sadao Shirakawa é o atual diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O Instituto Pensarte é a organização social de cultura responsável pela gestão administrativa da Banda desde 2012.

 

Marcos Sadao Shirakawa

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Atuou como 1º Trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertórios e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, do Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi regente dos Festivais de Domingos Martins, no Espírito Santo, em 2012; dos Painéis da Funarte de Bragança, Pará, em 2013; do V Congresso Ibero Americano de Regentes, Compositores, Arranjadores de Banda Sinfônica de Valência, na Espanha, em 2013; da 36º CIVEBRA – Curso Internacional de Verão de Brasília, em 2014.

Foi regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão, de 2002 a 2014; regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, de 2000 a 2009; regente assistente da Orquestra Sinfônica da USP, em 2008; regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, em 2009; e coordenador do Programa BEC, de 2004 a 2014.

Atualmente é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e professor da EMESP Tom Jobim.

 

Programa:

 

Compositor / Obra

  • Alfred Reed (1921-2005)/ “A Festive Overture”
  • Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Arr. Dan Godfrey/  “Sinfonia nº5” (I – Allegro con brio)
  • Frigyes Hidas (1928-2007)/ “Tutti-Frutti”
  • Satoshi Yagisawa (1975)/ “Moses and Ramses”
  • Edu Lobo (1943) e Chico Buarque de Holanda (1944) – Arr. Julio Cesar de Figueiredo/ “O Grande Circo Místico” (Abertura, Beatriz, Meu Namorado, O Tatuador)
  • Hudson Nogueira (1968) / “Homenagem à Pixinguinha”
  • José Ursicino da Silva “Duda” (1935)/ “Banda Sinfônica 25 anos”

 

Serviço

Programação dos 198 anos de Araraquara apresenta:

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com regência de Marcos Sadao Shirakawa

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)

Data: sábado (22 de agosto)

Horário: 20 horas

Grátis – retirada de ingressos no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro (02 ingressos por pessoa)

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas