InícioEsporte+EsportesAraraquara mira top-10 dos Jogos Abertos

Araraquara mira top-10 dos Jogos Abertos

Roseli Gustavo, presidente da Fundesport, destaca que não será uma tarefa fácil

Araraquara inicia nesta quarta-feira (5) sua participação na 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior e a delegação vai para a disputa confiante. Neste ano, a competição é sediada na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, onde aproximadamente 13 mil atletas representarão 195 municípios em 28 modalidades esportivas até o dia 15 de outubro.

A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, revelou que a meta de Araraquara na disputa é repetir o desempenho de sua última participação e permanecer entre as dez primeiras colocadas, porém descarta qualquer tipo de facilidade nesse caminho. "Alcançamos em 2019 a nossa melhor colocação nos Jogos Abertos, que foi o oitavo lugar. A nossa expectativa é de nos mantermos entre os dez primeiros colocados. Não será uma tarefa fácil, até porque algumas modalidades tradicionais nossas não se classificaram nos Jogos Regionais, como o futebol sub-20 masculino, o karatê, o futsal masculino, a bocha e a malha. Também não teremos a capoeira, que é uma modalidade que foi tirada dos jogos. Essas modalidades vão fazer falta e estamos vendo que não será uma tarefa fácil, mas a meta é nos mantermos entre os dez", assegurou.

A delegação araraquarense conta com 280 integrantes entre atletas e comissões técnicas e 20 integrantes de equipes de apoio, totalizando 300 pessoas. Araraquara vai para a disputa dos Jogos Abertos após conquistar o vice-campeonato da edição 2022 dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A competição reuniu mais de 50 municípios, que dessa vez competiram em diversas cidades, diferente do que ocorria até então, quando uma única cidade sediava a disputa. Na classificação geral dos Regionais , Araraquara terminou na 2ª colocação com 268 pontos, enquanto Franca ficou em 1º com 277 e Ribeirão Preto em 3º com 181.

Para Roseli, o desafio será muito maior em São Sebastião, tanto por encontrar adversários de maior investimento, quanto pela distância. "Os Jogos Abertos são diferentes dos Jogos Regionais porque contam com as melhores equipes do estado de São Paulo, que se classificaram através dos Jogos Regionais. Esse ano será um grande desafio para nós, pois ficamos dois anos sem ter os Jogos e neste ano viemos de uma edição dos Jogos Regionais extremamente complicada por não ter uma sede própria e por ter sido realizada em 11 municípios. Também será um grande desafio por São Sebastião ser a cidade mais longe a receber os Jogos, que normalmente acontecem aqui no interior. Esse ano foi para o litoral e a nossa delegação é grande", acrescentou.

A abertura oficial do 84º Jogos Abertos do Interior está marcada para esta quinta-feira (6), às 19h, no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião. A abertura será composta por um espetáculo de dança, encenação com participação dos atletas locais e depois seguirá o protocolo padrão dos Jogos Abertos através do acendimento da pira olímpica e fala de autoridades.

A programação completa dos Jogos Abertos pode ser conferida no site oficial do evento pelo link: www.saosebastiao.sp.gov.br/jogosabertos.

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas