Araraquara pode ser palco dos jogos mais importantes do basquetebol brasileiro. Isso porque existe uma grande chance do Bauru escolher o ginásio do Gigantão como sua casa nas finais do Novo Basquete Brasil (NBB).
O Bauru vem fazendo a melhor campanha da competição nacional com 92% de aproveitamento (23 vitórias e apenas duas derrotas). Mas mesmo com a boa fase, a equipe bauruense não poderá disputar as finais do NBB em sua casa. Isso porque o Ginásio ‘Panela de Pressão’, em Bauru, não possui a capacidade para receber um público de pelo menos cinco mil torcedores, número exigido pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora da competição. Por isso, a diretoria da equipe tem sondado ginásios de outras cidades para uma eventual disputa de título.
Araraquara aparece como a principal para o receber esses jogos, visto que os representantes bauruenses já participaram de reuniões com dirigentes da Fundesport para avaliar os parâmetro necessários para fechar a parceria. As partidas resultariam em uma grande visibilidade para a cidade, já que a Rede Globo transmitirá os jogos ao vivo, em rede nacional. Entretanto, mesmo com toda a estrutura em torno do Gigantão, Araraquara concorre com outras cidades como Botucatu, que também foi visitada nesta semana, e Marília, que ainda será visitada.
Os jogos do NBB estão marcados para os dias 30 de maio e 6 de junho, mas o único ponto que pode atrapalhar a escolha está no fato das datas coincidirem com o período em que o Gigantão receberá jogos universitários marcados para ocorrer de 4 a 7 de junho. A LNB montaria toda a estrutura no Gigantão, inclusive o piso especial que é utilizado nos jogos do NBB. A equipe de Bauru chegaria à cidade dez dias antes para realizar os treinos e visitar escolas para criarem identidade com a torcida araraquarense.