InícioCultura+CulturaAraraquara recebe 2º Festival de Arte e Cultura Chinesa

Araraquara recebe 2º Festival de Arte e Cultura Chinesa

Realizado em parceria com Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa e a Escola de Kung Fu Garra de Águia, evento difunde a cultura chinesa com oficinas, aulas especiais, palestras e competições no Sesc

De oficina de caligrafia chinesa à competições internacionais de Shuai Jiao e Tao Lu, entre os dias 26 e 29 de outubro será possível vivenciar uma imersão na cultura chinesa por meio da programação proposta pela segunda edição do Festival de Arte e Cultura Chinesa, evento idealizado em 2019 pelo Sesc Araraquara em parceria com o Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa e a Escola de Kung Fu Garra de Águia que visa difundir essa cultura milenar em diversas frentes.


A abertura oficial do evento será na sexta-feira (27/10), a partir das 19h, com apresentações de Tai Chi Chuan, Leão, Dragão, Bandeira, Shuai Jao e Kung Fu tradicional. Haverá formação de mesa de honra para autoridades e representantes das delegações de diversos países participantes.  

Quinta-feira (26/10) uma palestra com o Grão Mestre, Dr. Daniel Weng, aborda os benefícios da prática do Tai Chi Chuan na saúde geral das pessoas e propõe uma prática para que todos vivenciem estes benefícios. Weng é PhD na universidade East West, conferencista sobre a temática Tai Chi Chuan nas universidades de Harvard, Yale e East West.  

Para além das atividades físicas, muito difundidas no festival, no sábado (28/10)  o público poderá conhecer um pouco da caligrafia chinesa, aprendendo alguns caracteres e seus significados; e desenvolver mandalas (Kirigami), a partir da técnica de dobra e cortes em papel. Domingo (29/10), o workshop de culinária e a aula aberta de cárdio tai chi contribuem para essa imersão.

Shuai Jiao é uma arte marcial chinesa de projeção (Wrestiling Chinês) queteve início por volta de 2.000 anos A.C. e hoje vem sendo praticada como modalidade esportivaCampeonato Internacional de Shuai Jiao  reúne no Sesc Araraquara atletas de vários países, competindo em diversas categorias. Já o Campeonato Internacional “Li Wing Kay” de Tao Lu, que também acontece no domingo, é uma competição na qual os árbitros avaliam a qualidade da técnica apresentada através de alguns quesitos como força, agilidade, sincronia entre braços e pernas e a marcialidade dos movimentos.   

PROGRAMAÇÃO 

2º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA CHINESA

De 26 a 29/10

Atividades gratuitas

·         26/10, quinta-feira

19h às 21h 

Bate-papo:  Tai Chi Chuan e os benefícios para a saúde  

Com o Grão Mestre Dr. Daniel Weng, PhD na universidade East West, conferencista sobre a temática Tai Chi Chuan nas universidades de Harvard, Yale e East West.  

·         27/10, sexta-feira

Abertura oficial do Festival de Arte e Cultura Chinesa 2023 

19h às 21h  

Apresentações  Tai Chi Chuan, Leão, Dragão, Bandeira, Shuai Jao e Kung Fu tradicional

Formação de mesa de honra para autoridades e representantes das delegações de diversos países participantes.  

·         28/10, sábado

10h às 12h

Oficina Caligrafia Chinesa  

Oficina onde serão apresentados alguns caracteres e seus significados, e os participantes poderão aprender esta técnica de escrita milenar.  

Convivência. Vagas limitadas.  
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.  
   

10h às 18h  

Campeonato Internacional de Shuai Jiao  

Competição de Shuai Jiao, arte marcial chinesa de projeção (Wrestiling Chinês). Esta arte marcial teve início por volta de 2.000 A.C. e hoje vem sendo praticada como modalidade esportiva. Nesta oportunidade atletas de vários países estarão competindo entre si em diversas categorias.  

15h30 às 17h30  

Ateliê Mandala Chinesa (Kirigami)  
Técnica de dobra e cortes em papel, tendo como produto final um desenho ou uma figura representativa da cultura tradicional chinesa.  
Convivência. Vagas limitadas.  
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.  
   

·         29/10, domingo

Workshop Culinária Chinesa  
Neste workshop serão ensinados os preparos de pratos tradicionais da cozinha chinesa. A principal característica desta culinária é o contraste e a complementariedade das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yang. Por isso, é comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios nessa culinária.  
Turma 1: 10h às 11h30  
Turma 2: 14h às 15h30  
Convivência Externa (Espaço Oficinas). 20 vagas por turma.  
Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.  

10h às 12h

Aula aberta Cardio Tai Chi  

Nesta aula serão ensinados alguns movimentos tradicionais do Tai Chi Chuan, acompanhados de músicas. Novo método de Tai Chi Chuan desenvolvido pelo Grão mestre Daniel Weng e Grão mestre Li Wing Kay que combina a sabedoria chinesa antiga com a ciência esportiva moderna. Com a atleta Míriam Nakano.  

Convivência  

Grátis  

10h às 18h  

Campeonato Internacional “Li Wing Kay” de Tao Lu  

Tao Lu é uma rotina de treinamento do Kung Fu. Nesta competição, os árbitros avaliam a qualidade da técnica apresentada através de alguns quesitos como força, agilidade, sincronia entre braços e pernas e a marcialidade dos movimentos.   

Ginásio  

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas