InícioCidadesCidadeAraraquara registra o menor número de passageiros entre aeroportos da Rede Voa...

Araraquara registra o menor número de passageiros entre aeroportos da Rede Voa em janeiro

Com apenas 401 embarques e desembarques, aeroporto local apresentou baixa demanda, a Azul ajustou operações devido à pouca ocupação

Araraquara registrou o menor número de passageiros entre os aeroportos geridos pela Rede Voa em janeiro, com um total de 401 embarques e desembarques. Destes, 165 passageiros partiram do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão rumo a Viracopos, em Campinas, enquanto os outros 236 fizeram o percurso inverso.

Com voos diários no primeiro mês do ano, a média de passageiros foi de 12 por dia, considerando embarques e desembarques. Quando contabilizados apenas os embarques, essa média caiu para cinco passageiros por dia.

Os voos comerciais em Araraquara, operados pela Azul, foram retomados em outubro do ano passado. Inicialmente, a companhia oferecia 560 assentos distribuídos em oito voos diários. No entanto, três dias após o retorno das operações, a Azul cancelou alguns voos e substituiu o avião ATR 72-600, com capacidade para 72 passageiros, por um Cessna Grand Caravan, com apenas 9 assentos, devido à baixa demanda.

Em janeiro, os quatro aeroportos regionais da Rede Voa — Ribeirão Preto, Bauru/Arealva, Marília e Araraquara — somaram 60,3 mil passageiros. Desse total, Ribeirão Preto liderou com 52 mil, seguido por Bauru/Arealva (6,4 mil), Marília (1,4 mil) e Araraquara (401). No que diz respeito aos embarques, as cidades registraram 24,8 mil, 3 mil, 779 e 165, respectivamente.

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que regula 27 aeroportos regionais, informou que, em janeiro, a aviação comercial regional movimentou 168,5 mil passageiros em nove terminais. Desse total, foram 81,7 mil embarques, 83,5 mil desembarques e 553 conexões.

Notícias relacionadas

Mais lidas