O rock’n roll das bandas de Araraquara ganha evidência neste sábado (16), com a realização da seletiva que irá escolher duas bandas da cidade para ingressarem na programação do evento, que será realizado em julho.
A seletiva presencial será realizada no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, a partir das 18 horas. A entrada é gratuita.
Participam dez bandas de Araraquara, previamente selecionadas pelos quesitos: criatividade, execução e composição – todas as bandas possuem trabalho de material autoral e com formação de 70% de integrantes residentes em Araraquara. A ordem da apresentação será a seguinte: Vindictus (18h30), The Assault (19h), Drive to Glory (19h30), Monstera (20h), Despotic Hate (20h30), Kali (21h), Perdas e Danos (21h30), Crokodilo Rock (22h), Hassassins (22h30) e Os Capial (23h).
Realizado anualmente pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara), o Araraquara Rock é atualmente um dos maiores festivais de música voltado ao cenário independente do país. Com três dias de shows musicais e atividades complementares, é um dos principais eventos de fortalecimento e difusão cultural na cidade.
Conheça as bandas de Araraquara que participam da seletiva:
Vindictus
Vindictus foi formada no início deste ano com o objetivo de tocar músicas autorais com as principais influências do metal mundial, como por exemplo, Metallica, Machine Head, Trivium. A banda conta com: Rui Barbosa (guitarra e vocais), Pedro Dias (guitarra e vocais), Gustavo Gonçalves (baixo), e Julio Bottesini (bateria). Todos os integrantes são oriundos de bandas com o mesmo estilo.
The Assault
A banda apresenta uma formação clássica de trio, assim como manda a cartilha do Heavy Metal tradicional, e traz batidas agressivas provenientes das escolas musicais do Thrash Metal. Guitarra furiosa, vocal agudo e violento, contra-baixo pesado e bateria estonteante: essa é a proposta da The Assault. Fundada por Artur, Vitor e Iuri, The Assault surgiu com o objetivo de levar rock de peso e ao mesmo tempo clássico, de forma independente, a um público fiel ao rock’n roll.
Drive to Glory
Formada no ano de 2013, a banda Drive to Glory iniciou seus trabalhos com os integrantes fundadores: o guitarrista Wilson Freitas “Irso” e o baterista Lenion Belizário “Kako”, com a proposta de fazer um Hardcore melódico.
Em 2014, a chegada dos atuais integrantes Cleverton Tiezzi “Tom” (vocalista), João Cardoso (baixista) e Ricky Rubio (segundo guitarrista), fez com que a banda tomasse novos rumos, agregando vertentes do Hardcore tradicional, vocais mais agressivos e breakdowns, harmonizando a mistura de peso e melodia.
Monstera
A banda Monstera foi formada no final de 2014 por Fernando Tellaroli (guitarra e vocais), Ivan Albino (guitarra e vocais) Paulo de Tarso (baixo e vocais) e Roberto Schiavon (bateria) com a proposta de fazer um trabalho autoral, mas sem dispensar o prazer de tocar grandes clássicos do rock.
Com influência do rock dos anos 70, a Monstera toca som próprio e versões de clássicos do estilo.
Despotic Hate
A banda Despotic Hate foi formada no final do ano de 2013 por: Pedro (bateria), Gabriel (baixo) e Maurílio (guitarra-vocal). A banda define-se como Thrash/Death Metal técnico. As letras da banda abordam uma forma agressiva e repulsiva aos distúrbios da mente humana, com temas como: o desprezo pela condição humana, a negação dos vícios perturbantes do homem contemporâneo e a morte e suas diversas ramificações reflexivas.
Kali
Kali é um projeto formado em 2014 com uma proposta de composições autorais e que abarcam os diversos estilos e influencias de seus integrantes (desde os tradicionais estilos dos anos 70 e 80 até o progressivo e post-rock). Os músicos do projeto variam em seu tempo de atividade e procuram aliar a experiência com novas propostas. Os integrantes da banda são: Augusto Dilorenzo (bateria), Gabriel Cortilho (guitarra), Marcelo de Aquino (guitarra), Natália Vespa (voz), Pedro Eça (baixo) e Rafael Gonçalves (teclado).
Perdas e Danos
Influenciados principalmente pelo rock nacional dos anos 80, Marcelo Macera, Melão, Luiz Guilherme e Carlos Henrique formam atualmente a banda Perdas & Danos, que existe desde 1993. O primeiro trabalho, de 2011, conta com canções que versam sobre existencialismo, crítica social e relacionamentos. Mais crítico e pessimista, o segundo trabalho da banda deve ser lançado no final deste ano.
Crokodilo Rock
Com dez anos de estrada, a Crockodilo Rock desenvolve um trabalho bastante consistente. Atualmente, além de shows cover, trabalha na divulgação de seu primeiro CD autoral “Gasolina”, lançado em 2013 e prepara o segundo CD. A banda conta com: Adilson Serrano (baixo e vocal), Matheus Rangel (guitarra) e Carlos Tito Garcia (bateria).
Hassassins
A banda Hassassins vem com uma proposta diferente de som, denominando-se Soul Metal. Os quatro integrantes possuem estilos totalmente diferentes e, juntos, criam uma unidade surpreendente. Assim, a banda apresenta: Jean Augusto, destruindo tanto nos agudos quanto nos vocais rasgados; Dener Touzo, encaixando a base da música com muita sensibilidade; Benhur (o Gaúcho), recente integrante e músico mais experiente da banda, é totalmente destruidor nas baquetas, colocando seu próprio estilo na bateria; e Lucas Fragalá, guitarrista que tem como forte criar.
Os Capial
Os Capial, formada no começo de 2014, toca um Grindcore puro. Tem no nome a homenagem ao trabalhador braçal do campo. Temática, vestimentas, letras e falas todas voltadas ao mundo “caipiresco”. Com: Bento (batucada/bateria) e Dito (microfones e viola caipira / guitarra e vocal).
Serviço:
Seletiva Presencial Araraquara Rock 2015
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)
Data: sábado (16/05)
Horário: a partir das 18 horas
Grátis