No início da tarde dessa sexta-feira (1º), o prefeito Marcelo Barbieri recebeu, no sexto andar do Paço Municipal, a visita do diretor da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, de Araraquara, Rodrigo Ronchi Redivo, acompanhado de Otácio Manoel Trindade e Jacinto Costa Silva, respectivamente supervisor e diretor de trabalho e educação do complexo prisional.
Durante o encontro, do qual também participaram os secretários municipais Aluisio Braz, Boi (Governo, Comunicação e Esportes e Lazer) e Delorges Mano (Administração e Negócios Jurídicos), Rodrigo confirmou ao prefeito a realização da 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, entre os próximos dias 11 e 15 de abril, em Araraquara.
Segundo Redivo, o projeto deverá contemplar cerca de cem sentenciados da cidade, que assistirão a palestras e receberão vários serviços, como documentos (RG e Título de Eleitor) e atendimentos da Promotoria e da Defensoria Pública. Os detentos também receberão orientações na área da saúde, entre outros serviços.
Ainda de acordo com o diretor penitenciário, a Jornada integra uma série de outras ações de cidadania desenvolvidas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), em parceria com vários segmentos da sociedade, em todas as unidades prisionais.
Apoio à causa
Segundo o prefeito Marcelo, o governo municipal apóia a iniciativa da SAP. “Nós acreditamos na recuperação dos sentenciados e no trabalho realizado em equipe para pessoas que merecem uma nova chance junto à sociedade”, destacou Marcelo.
A solenidade abertura da 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade de Araraquara será no dia 14 de abril, às 9h, na capela da Penitenciária, com a participação de diversas autoridades convidadas e representantes das instituições parceiras, como Faculdade de Odontologia da Unesp, Secretaria Municipal de Saúde, Sesi, Senac e Sebrae, além da OAB.