Neste domingo (24) acontece em Araraquara o primeiro Cortejo das Águas de Oxalá, com lavagem da escadaria da Igreja Santa Cruz.
A atividade tem início às 8h30 com concentração no Parque Infantil e é idealizada pelo Inzo de Candomblé Da MameTô Suellen da Oxum, do Tateto Carisvaldo Barbosa dos Santos e Tateto Sebastião Kizambore, com auxílio de Zeladores das religiões de matrizes africanas. O evento conta ainda com apoio e parceria do Centro de Referência Afro Mestre Jorge e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular.
O cortejo sairá do Parque Infantil pela Rua São Bento (Rua 3) em direção à Igreja Santa Cruz, onde haverá acolhida e bênção dos participantes e lavagem da escadaria, além de cantos e saudações.
O gerente do Centro de Referência Afro, Nelson Vicente Júnior, destaca a importância do acontecimento. “Esse evento é de suma importância, pois vem ao encontro do dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, uma data significativa para simbolizar a visibilidade e a luta contra a intolerância religiosa, um momento onde todos têm a oportunidade de se unir e mostrar que podemos viver em uma sociedade mais humana e com respeito ao próximo”.
Nelson Vicente Júnior ressalta que o ritual é uma reverência a Oxalá, orixá associado à criação do mundo e da espécie humana, que simboliza a paz, sendo o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. O louvor à água como fonte de vida também simboliza a purificação, a renovação e o começo de um novo ciclo para o ano que se inicia.
Os organizadores sugerem que os participantes usem roupas brancas e, se possível, levem flores brancas.
Religiosos de matrizes africanas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com o Centro de Referência Afro pelo telefone 3322-8316.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Programação:
08h30 – Concentração no Parque Infantil
9h – Fala das autoridades
09h30 – Saída no sentido Rua São Bento (Rua 3)
10h30 – Chegada na Igreja Santa Cruz
10h35 – Recepção pelo padre Elias Guimarães, que fará a acolhida e a bênção dos participantes
10h40 – Início da lavagem da escadaria
11h – Encerramento com cantos e saudações na Praça Santa Cruz
Idealização: Inzo de Candomblé Da MameTô Suellen da Oxum
Realização: Grupo de Zeladores de Araraquara
Apoio: Centro de Referência Afro Mestre Jorge – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular
Informações: (16) 3322-8316