InícioNotíciasGeralAraraquarense campeão do ParaPan participa de programa da Rádio Cultura

Araraquarense campeão do ParaPan participa de programa da Rádio Cultura

Lauro Chaman, que faturou três medalhas em Toronto, foi entrevistado pelos Campeões da Bola

O programa Balanço Geral dos Campeões da Bola, que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 18h05 pela Rádio Cultura, contou nesta terça-feira com a participação do ciclista araraquarense Lauro Chaman, de 28 anos, que conquistou na semana passada três medalhas nos Jogos ParaPan-Americanos deToronto, no Canadá. Suas medalhas foram conquistadas na prova de resistência do paraciclismo de estrada (ouro), na perseguição individual do paraciclismo de pista (prata) e na prova de contra-relógio do paraciclismo de estrada (ouro).

O campeão fez questão de agradecer às pessoas que o apoiaram e revelou que não esperava tanto sucesso na competição que foi encerrada no último final de semana. “Só tenho a agradecer aos meus amigos e minha família, que me apoiam nas horas boas e principalmente nas horas difíceis. Sonhava muito com a medalha, sem me importar se seria de ouro, prata ou bronze. Na prova de estrada eu consegui o ouro e fiquei muito feliz, o que deu um animo a mais para as outras provas. Realmente eu não esperava conquistar três medalhas. Estou muito feliz”, destacou Chaman.

Entrevistado por José Roberto Fernandes, Marcos Chiocchini e Vaguinho Fiorini, o ciclista destacou que o maior obstáculo nas competições internacionais é ficar longe da família. “A maior dificuldade é ficar fora de casa, concentrado. Às vezes a gente fica ansioso, mas eu tinha me preparado muito, cheguei lá em uma fase muito boa de treinamento. E quando consegui a medalhas, vi que vale a pena e que temos que perseguir o nosso sonho”, salientou.

Lauro nasceu com o pé esquerdo virado para trás e passou por cirurgia para corrigir o problema. O procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, como consequência, teve atrofia na panturrilha. Sempre gostou de andar de bicicleta e iniciou a carreira nas provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19 anos passou por classificação funcional e começou a competir entre os atletas paralímpicos de estrada e pista. Hoje ele defende a equipe de Santos nas disputas pelo Brasil e exterior.

Com o desempenho empolgante no ParaPan, Lauro Chaman passou a ser visto como uma das grandes esperanças de medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro 2016, mas ele faz questão de deixar claro que a competição promete contar com um nível ainda mais alto. “Ano que vem será um pouco mais complicado e nós, brasileiros, precisamos tentar evoluir bastante para sonhar com medalha. Não é impossível, mas vou fazer o máximo para ganhar medalha. Atualmente, se tratando de nível mundial, não somos favoritos, os franceses e australianos estão na nossa frente, mas estamos sempre conquistando pódios em Copas do Mundo em Mundiais. Vamos treinar muito para  buscar uma medalha para o Brasil no ano que vem”, assegura.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas