O ciclista e fotógrafo araraquarense Beto Ambrósio irá concluir sua incrível jornada de 25.000 km de bicicleta pela América Latina neste sábado, dia 15 de agosto. Beto será recepcionado por amigos, familiares a admiradores às 10h na Praça das Bandeiras, ao lado do bar do Zinho.
Os números da façanha do ciclista são notáveis: 17 países percorridos, do Cone Sul da América ao México, passando por cordilheiras, desertos de sal, matas, praias e ilhas paradisíacas, mantendo contato direto com a diversidade cultural e étnica da América Latina.
Ao longo de sua jornada, Beto registrou os lugares e as pessoas através de um diário e de suas lentes, compartilhadas nas redes sociais e em várias publicações especializadas. Sua página no Facebook tem mais de 17 mil seguidores.
Beto saiu de Araraquara na data do seu 24º aniversário, no dia 2 de dezembro de 2012, para realizar um desejo que começou já na infância. “O sonho existe desde criança, quando via meu pai fazendo pequenas viagens de bicicleta, coisa de 500 km em 3 ou 4 dias, isso mexia comigo. Sempre achei uma coisa incrível sair de uma cidade e chegar a outra pedalando.”
O antigo sonho começou a tomar outros contornos quando o araraquarense tomou conhecimento da viagem de três anos de um ciclista ao redor do mundo. A partir de então, a ideia de conhecer outros países pedalando começou a crescer.
A primeira experiêcia foi uma viagem de dois meses com um amigo pela costa do Nordeste brasileiro. Foram sete estados percorridos que alimentaram ainda mais o antigo sonho.
“Descobri a beleza de uma viagem de bicicleta, como se fosse um segredo que a vida guardasse, esperando o momento certo de me apresentar. Foi nessa viagem que eu descobri a melhor maneira de conhecer o mundo, porque é pela bicicleta que podemos conhecer as pessoas, podemos entrar de cabeça nas infinitas culturas que esse mundo possui. A bicicleta abre muitas portas.”