InícioNotíciasAssentamento Monte Alegre cria Circuito dos Sabores

Assentamento Monte Alegre cria Circuito dos Sabores

Roteiro inclui pontos de vendas dos produtos alimentícios artesanais do assentamento

Marcando o encerramento do curso de Comercialização de Produtos para o Turismo Rural, realizado pelo Sebrae, Senar/Faesp, Itesp e Sindicato Rural de Araraquara, com apoio das Prefeitura de Araraquara e Motuca, foram realizados na manhã de domingo (22), no assentamento Monte Alegre, uma feira de produtos artesanais e o lançamento do Circuito dos Sabores; um projeto que chega para consolidar o potencial para atividade de turismo rural no Monte Alegre e garantir renda para as famílias dos assentados.

A partir do amplo trabalho de capacitação dos produtores rurais do assentamento realizado pelos parceiros do projeto, as propriedades passaram a agregar valor a seus produtos, que incluem pães, queijo, polpa de frutas e cachaças. E assim foi criado um roteiro com os pontos de vendas desses produtos alimentícios artesanais.

O lançamento oficial do Circuito dos Sabores foi realizado em frente à Padoka, constituída como Padaria AMA (Associação de Mulheres Assentadas do Assentamento Monte Alegre VI).

A Padoka se tornou a âncora de um projeto gastronômico no assentamento para gerar renda para as mulheres e para dezenas de produtores rurais do Monte Alegre. O local também se tornou conhecido como ponto de concentração e de infraestrutura de apoio aos cerca de 150 ciclistas que pedalam nas trilhas do Monte Alegre nos finais de semana.

Com o lançamento do Circuito dos Sabores, os produtores objetivam apresentar novos pontos turísticos, que vão desde a produção artesanal de licores, cachaças e doces caseiros até ao artesanato local, além de oferecer mais oportunidades para conhecimento do meio rural.

Segundo a gerente de Comércio, Turismo e Prestação de Serviços (ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico), Ana Lúcia de Oliveira, este Circuito se justifica pelo grande potencial existente nos vários setores do Assentamento Monte Alegre para atividades do turismo rural.

A coordenadora de Agricultura, também ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Silvani Silva, ressalta que o projeto visa consolidar um circuito de Turismo Rural no Assentamento Monte Alegre e propiciar o fortalecimento e organização dos produtores, além da produção agrícola.

 

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas