O AZ Araraquara fez sua lição de casa neste domingo (30) ao bater o Blumenau por 85 a 68 no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, em partida válida pelo returno do Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que disponibiliza duas vagas para o Novo Basquete Brasil (NBB), que reúne a elite da modalidade no país.
O MVP do jogo foi Rafael Stabile, que marcou 12 pontos, além de somar cinco rebotes e três assistências. O time do técnico Fábio Appolinário soma agora quatro vitórias e três derrotas na competição.
Mesmo sem a conclusão da primeira fase, o time araraquarense já assegurou sua passagem nos playoffs e a CBB já divulgou os confrontos das quartas de final, onde o adversário será o Praia Clube/Gabarito de Uberlândia. Os outros confrontos das quartas de final serão entre Osasco e Cruzeiro, Santos e Blumenau, e Sorocaba e Brusque.
Na próxima rodada, o time araraquarense enfrentará o Brusque-SC na terça-feira, 2 de maio, às 20h, no Gigantão. Posteriormente, a CBB irá divulgar as datas e horários dos playoffs.
O Campeonato Brasileiro Adulto masculino 2023 tem 10 equipes. O torneio de fomento ao alto rendimento conta com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.
Pelo novo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências (Cadum e Chuí), com as quatro primeiras se classificando para o Playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º x 4º e 2º x 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha.
Foto: Tetê Viviani