InícioDestaque EsportesBase da seleção do Paulistão 2023 é formada por finalistas

Base da seleção do Paulistão 2023 é formada por finalistas

Palmeiras e Água Santa têm nove atletas mais o técnico; outros dois times também aparecem na lista de premiados

O Paulistão 2023 foi encerrado no último domingo (10), com o Palmeiras alcançando o 25º título estadual de sua história. A seleção da competição, votada por técnicos e capitães, é composta por atletas do campeão, do Água Santa, vice-campeão, do semifinalista Red Bull Bragantino e do Corinthians.

Goleiro: Weverton (Palmeiras)
O atual goleiro da seleção brasileira começou sua carreira no futebol acreano, jogando na base do Juventus-AC, onde disputou uma Copinha. Posteriormente subiu no profissional pelo Corinthians, e de lá saiu para jogar no Remo-PA, Oeste, América-RN, Botafogo de Ribeirão Preto, Portuguesa, até ganhar destaque no Athletico-PR, o que lhe ocasionou um ouro olímpico em 2016 e sua transferência para o Palmeiras. Weverton aparece em sua terceira vez na seleção do Paulistão.

Lateral direito: Reginaldo (Água Santa)
O lateral de 30 anos é natural de Salvador, Bahia, mas começou a jogar profissionalmente pelo Novo-MS, que na época chamava-se Novoperário e era da capital sul-mato-grossense, Campo Grande. Reginaldo passou por muitos clubes, mas após um bom ano passado pelo CRB-AL, chegou no Água Santa para viver o auge na sua carreira, com o vice-campeonato paulista com o time diademense. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Zagueiro: Gustavo Gómez (Palmeiras)
O capitão palmeirense é uma das principais figuras do clube desde a sua chegada em 2018. Sua carreira profissional começou em 2011, pelo Libertad-PAR, clube do seu país natal, e lá ficou até 2014, quando transferiu-se para o Lanús-ARG. Pelo clube argentino o Gustavo Gómez fez história e foi campeão nacional em 2016, o que lhe rendou uma transferência para o Milan-ITA. Seu período na Europa foi curto, ficou apenas uma temporada e meia, assim assinou com o Palmeiras, inicialmente por empréstimo, para fazer história no alviverde paulista. Esta é sua segunda vez na seleção do Paulistão.

Zagueiro: Didi (Água Santa)
O experiente zagueiro Didi tem muita história no futebol paulista. Cria das categorias de base do Paulista de Jundiaí, ele estreou no profissional em 2010, e de lá pra cá ele praticamente só atuou em times do estado (o próprio Paulista, Palmeiras, Penapolense, São Bernardo FC, Osasco Audax, Guaratinguetá, Botafogo, Guarani, Ferroviária e Água Santa), tendo como únicas exceções o CRAC-GO em 2013, Juventude em 2021 e o Bahia em 2022. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Lateral esquerdo: Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino)
Logo em seu primeiro ano atuando pelo Massa Bruto, Juninho Capixaba garantiu seu lugar na seleção do campeonato. Como o nome sugere, o atleta é natural do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, mas ele fez base e formou-se no profissional do Bahia-BA. Em 2018 ele foi atuar no Corinthians, mas lá ficou por pouco tempo, sendo emprestado e vendido ao Grêmio-RS. O clube gaúcho repetiu a dose, desta vez o emprestando de volta ao Bahia-BA e ao Fortaleza-CE. No clube cearense ele fez um grande 2022, rendendo sua transferência para o Braga. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Volante: Zé Rafael (Palmeiras)
Peça fundamental no esquema do Abel Ferreira, Zé Rafael começou sua trajetória no futebol no Coritiba-PR, em seu estado natal. Lá ele teve alguns empréstimos para o Novo Hamburgo-RS e Londrina-PR, até chegar no Bahia-BA em 2017. No time baiano ele foi um dos destaques no campeonato brasileiro de 2018, assim foi vendido para o Palmeiras. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Meia: Renato Augusto (Corinthians)
Renato Augusto é um dos maiores nomes do Corinthians nos últimos anos. Começou no Flamengo-RJ, em 2005, sendo uma das maiores promessas do futebol brasileiro, assim foi transferido para o Bayer Leverkusen-ALE. No futebol europeu ele viveu muitos altos e baixos, e quando retornou ao Brasil ele escolheu o Corinthians. Pelo Timão ele viveu seu melhor momento na carreira, depois fez um breve hiato no Beijing Guoan-CHI, no futebol chinês, mas retornou em 2021. Esta é sua segunda vez na seleção do Paulistão.

Meia: Luan Dias (Água Santa)
Camisa 10 do time vice-campeão deste ano, Luan Dias é verdadeiramente cria do Netuno. Natural de Santos, desde 2016 Luan Dias está no clube de Diadema, até mesmo tendo atuado na segunda Copinha da história do clube, em 2017. Em toda sua carreira ele chegou a ter alguns empréstimos, sendo uma vez para a Ponte Preta e duas vezes para o Goiás, mas o clube de maior destaque foi o Água Santa. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Meia: Raphael Veiga
O multicampeão do Verdão tem muita história no futebol, passou pelas bases de diversos times como a do Corinthians, São Paulo, Portuguesa e Coritiba, onde começou sua carreira profissional em 2016. Logo depois deu início na sua trajetória no Palmeiras no ano seguinte, conquistando seu espaço, porém sendo emprestado para o Athletico Paranaense dois anos depois. Logo depois retornou ao Verdão, onde conquistou a maioria de seus títulos. Esta é sua segunda vez na seleção do Paulistão.

Atacante: Bruno Menzenga
O craque do Netuno começou sua carreira na base do Flamengo-RJ, e apenas 16 anos foi contratado pelo time, onde permaneceu por anos, até ser emprestado para diversos times, como o Fortaleza-CE, Macaé-RJ e times de diversos países como Austrália, Sérvia, Polônia, Turquia e Tailândia. Logo depois o atacante passou pela Ferroviária, onde foi artilheiro do estadual, Goiás-GO e CSA-AL. No Água Santa foi peça fundamental e destaque do time. Essa vai ser sua segunda vez na seleção do Paulistão.

Atacante: Rony
O atacante do Verdão, que é uma das principais figuras do time desde que faz parte do elenco, começou sua carreira no seu estado natal, no Remo-PA. Depois disso passou pelo Cruzeiro-MG, Náutico-PE, passou um ano no exterior, e retornou para o futebol brasileiro atuando no Athletico Paranaense, seu último destino antes do Palmeiras, onde fez história. Esta é sua primeira vez na seleção do Paulistão.

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas