BLUEBORNE: nova vulnerabilidade pode afetar milhões de dispositivos, desde smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos de IoT (Internet das Coisas).
O novo ataque requer apenas que o dispositivo tenha bluetooth habilitado, sem precisar de qualquer ação por parte do usuário. A tecnologia de bluetooth é usada para comunicação com outros aparelhos, como relógios, fones de ouvidos e caixas de som.
Segundo os pesquisadores da empresa de segurança Armis que descobriram a vulnerabilidade, dispositivos Windows, Android, iOS, MacOS e Linux são vulneráveis.
O grande risco seria a criação de um vírus (worm), que se espalharia pelo ar, bastando a proximidade com outros dispositivos com bluetooth habilitado (não é necessário emparelhar), já que tudo acontece sem a intervenção do usuário, bastando a pessoa passar perto do atacante.
Os pesquisadores estão trabalhando desde abril com os principais fabricantes para a correção do problema.
A principal recomendação é verificar se o seu sistema está atualizado. Usuários de Android podem checar se o seu dispositivo está vulnerável baixando o "BlueBorne Android App" da Google Play Store para um teste rápido.
Essa é uma boa razão para manter o Bluetooth desligado de seus aparelhos quando não está usando.
Mais informações:
https://www.armis.com/blueborne/