Depois de 69 jogos, o Campeonato Brasileiro Feminino chega ao último episódio neste domingo (6). Os protagonistas da história são dois clubes do interior paulista: Rio Preto e São José. Em busca do título inédito, as equipes se enfrentam às 19 horas, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP).  

O Rio Preto entra em campo com vantagem por ter vencido a partida de ida, disputada em casa, no Riopretão, por 1 a 0. Do outro lado, o São José tenta reverter o resultado para enfim soltar o grito de campeão – em 2013, a equipe joseense ficou com o vice-campeonato. Naquele ano, São José e Rio Preto se enfrentaram na semifinal em partidas com muitos gols, mas no placar agregado deu São José: 8 a 7.

Para acompanhar melhor a final, fique por dentro de cada detalhe da partida mais importante para São José e Rio Preto em 2015:

O caminho até a final

Na primeira fase da competição, o São José venceu os quatro jogos disputados e, com o maior saldo entre as equipes e média de cinco gols por partida, se classificou em primeiro lugar do Grupo 3. Na fase seguinte, passou na vice-liderança do Grupo 5, com total de quatro vitórias e duas derrotas, que garantiram vaga na semi. A vaga na final foi conquistada sobre o Tiradentes: o empate em 1 a 1 na partida de ida deixava o jogo da volta em aberto, mas jogando em casa, com o apoio da torcida, o São José aplicou goleada de 5 a 0 e chegou a mais uma final. No primeiro jogo da grande decisão, na casa do adversário, a equipe joseense foi derrotada pelo placar simples de 1 a 0.

O Rio Preto garantiu três vitórias e uma derrota na primeira fase do campeonato e se classificou em segundo lugar no Grupo 1. Com o desempenho da segunda fase, três vitórias, dois empates e uma derrota, garantiu novamente a segunda posição do grupo e vaga na semifinal. No primeiro jogo, prevaleceu o empate em 1 a 1 contra o Adeco e a classificação para a final foi decidida com emoção. Nos pênaltis, o Rio Preto bateu a equipe campeã em 2013 e confirmou vaga na decisão. A partida de ida, no Riopretão, deu ao clube vantagem pelo resultado positivo: 1 a 0 com gol de Ana. 

Reforço de Seleção nos times

Depois dos amistosos contra a Nova Zelândia, em preparação para o Torneio Internacional de Natal, as jogadoras draftadas da Seleção Principal que jogam nos clubes finalistas do Brasileiro Feminino se reapresentaram de olho na decisão. Pelo Rio Preto, a goleira Luciana estará à disposição para a partida – contra o Adeco, na semifinal, a camisa 12 defendeu um pênalti, garantindo vaga na final. Do lado do São José, Bia e Formiga estão confirmadas. A experiente camisa 20 da Seleção já conquistou o Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes e espera o título do Brasileiro Feminino para coroar a carreira vitoriosa. 

Reedição da semifinal de 2013

São José e Rio Preto se encontram mais uma vez no Brasileiro Feminino em momento decisivo. Os finalistas em 2015 se enfrentaram na semi em 2013, em duas partidas com muitas bolas na rede. No jogo de ida, sete gols foram marcados e o São José saiu com vantagem pelo placar de 4 a 3 – a zagueira da Seleção, Poliana, jogava pelo São José na época e marcou um dos gols da vitória. No confronto de volta, mais oito tentos foram marcados e o empate em 4 a 4 classificou a equipe joseense. O jogo emocionante teve duas viradas: o São José abriu a contagem, o Rio Preto virou, na sequência ficou atrás no placar novamente, até que, com o apito final, a partida encerrou empatada, e decretada a presença do São José na decisão.