A 2ª Campanha para Coleta Seletiva de Resíduos Eletrônicos de Araraquara, realizada no sábado (14), pela Prefeitura, em parceria das secretarias de Meio Ambiente, de Diretos Humanos e Participação Popular, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) com a empresa LED Reciclagem Tecnológica, contabilizou cerca de cinco toneladas de equipamentos descartáveis.
Conforme o balanço, durante as cerca de seis horas da campanha, realizada na Praça Pedro de Toledo, no Centro da cidade, foram coletados 54 itens diferentes, totalizando o recolhimento de 1.527 aparelhos eletroeletrônicos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge, todos os equipamentos recolhidos serão devidamente separados e terá a destinação correta no descarte. “Esse procedimento, considerado um sucesso pela parceria, contribui decisivamente na preservação do meio ambiente”, enfatiza o secretário.
Entre os eletrônicos coletados, constam itens como impressoras, monitores, mouses, nobreaks, celular, baterias, cabos e carregadores, caixas de som, calculadoras, cartuchos, toners, cd-rooms, cpus, dvds, estabilizadores, fotocopiadoras, hds, placas de rede, placas de vídeo, placas-mãe, processadores, teclados, fax e aparelhos de telefone fixo e de dvds.
Descarte
A preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico hoje é crescente em todo o mundo. É que esse tipo de resíduo, quando descartado de forma incorreta, acaba liberando substâncias tóxicas que contaminam o solo e conseqüentemente podem atingir o lençol freático e poluir grandes áreas.
Quando destinado ao aterro sanitário controlado ou a lixões, os resíduos eletrônicos liberam substâncias químicas, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, que penetram no solo e atingem lençóis freáticos.
Em setembro de 2014, durante a 1ª Campanha para Coleta Seletiva de Resíduos Eletrônicos de Araraquara, também realizada em parceria na Praça Pedro de Toledo, foram coletadas cerca de três toneladas desses mesmos produtos.