Neste sábado (22), acontece mais uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos, promovida em parceria entre a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e a Casa Cairbar Schutel.
Os voluntários estarão na Praça Pedro de Toledo, das 8h às 12h, para receber aparelhos e equipamentos quebrados ou sem uso.
Os materiais que podem ser entregues são: celulares, baterias, cabos e carregadores, pilhas, caixas de som, calculadoras, cartuchos, toners, CD-rom, CPUs, DVDs (mídias), estabilizadores, fotocopiadoras, HDs, impressoras, monitores, mouses, no-breaks, placas de rede, placas de vídeo, placas-mãe, processadores, teclados, fax e aparelhos de telefone, DVD players, microondas, scanners, ventiladores, liquidificadores, televisores, freezers e geladeiras.
Todos os materiais recebidos são encaminhados para a Casa Cairbar Schutel, que possui um projeto de oficina de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos.
No local, os assistidos trabalham no desmonte e separação dos materiais, contribuindo com sua reabilitação psicossocial. São feitos os reparos nos aparelhos que ainda têm vida útil, para serem vendidos no bazar da entidade; a renda é revertida para manutenção da casa e dos assistidos.
Os componentes dos demais itens são reaproveitados, ou seja, resíduos se transformam em recursos.
De acordo com Luciano Castanheira, responsável pela oficina de reciclagem da Casa Cairbar, dar a destinação correta para o lixo eletroeletrônico é fundamental, pois os resíduos “podem ir parar em córregos, áreas de mata, contaminar o solo e a água, e ainda contribuir para a proliferação do mosquito da dengue e outras doenças”. Além do ganho ecológico, há também o ganho social com os trabalhadores da casa, evidenciando a função social da parceria.
Serviço
Coleta de resíduos eletroeletrônicos
Onde: Praça Pedro de Toledo
Data: 22 de fevereiro
Horário: das 8h às 12h