A morte de um menino de 4 anos no último sábado (5), por conta de meningite meningocócica, levou a secretaria da educação de Nova Europa a adiar a programação das escolas municipal, estadual e particular do município. As cerimônias de formatura serão remarcadas, provavelmente para março, mas, por enquanto, a Secretaria não informou uma data exata.
A criança faleceu durante o trajeto entre Nova Europa e Araraquara. Ela teve a transferência para a Santa Casa de Araraquara autorizada após o agravamento dos sintomas, mas não resistiu e morreu dentro da ambulância próximo ao pedágio da Rodovia Washington Luís, entre Araraquara e Matão, segundo informações registradas pela família em Boletim de Ocorrência (leia mais).
Como a meningite desse tipo é transmitida através da saliva, a recomendação é que as aglomerações de pessoas sejam evitadas ao máximo. Os colegas de escola do menino passaram por avaliação clínica e foram medicados.
“É uma medida preventiva que estamos adotando”, diz Carlos Alberto Camargo Dantas, diretor da Saúde. “A população não precisa se apavorar, é uma medida preventiva, como disse. Estamos evitando aglomerações”, acrescenta.
O Departamento de Saúde divulgará uma nota com outras explicações técnicas detalhadas sobre a meningite. Segundo a Prefeitura, os shows na Praça da Matriz, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, estão mantidos.
Entendendo a doença
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).
Para os casos de meningite bacteriana, o tratamento deve ser imediato por meio de antibióticos intravenosos e medicamentos de cortisona, para reduzir o risco de futuras complicações. O antibiótico que o médico receitará depende do tipo de meningite que o paciente tem, ou seja, da bactéria causadora da doença.
Mesmo quando as causas da meningite não estão esclarecidas, os médicos podem ministrar medicamentos antivirais e antibióticos para o paciente, já que meningites causadas por vírus e bactérias são os tipos mais frequentes da doença.
Sintomas
Febre alta repentina
Forte dor de cabeça
Pescoço rígido
Vômitos
Náusea
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões
Sonolência
Fotossensibilidade
Falta de apetite
Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.